01/10/2010 21h54 - Atualizado em 21/01/2019 15h50

Incaper promove curso para fortalecer o agroturismo em Vila Velha

Para fomentar os circuitos de agroturismo de Vila Velha, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), está capacitando os agricultores familiares das comunidades rurais do município sobre a produção de pães e biscoitos caseiros. O curso será encerrado neste sábado (02), na sede da comunidade do Xuri, com uma degustação dos produtos feitos pelos agricultores durante as aulas.

A capacitação foi realizada durante os últimos três sábados para 18 produtores rurais de Vila Velha. O objetivo é oferecer mais uma opção de fabricação de produtos agroindustriais, para incrementar a as atrações oferecidas aos visitantes que frequentam a rota de agroturismo do município, e, com isso, melhorar a renda das famílias rurais de Vila Velha.

Segundo o extensionista do Incaper, Itamar de Souza, Vila Velha possui cerca de 65% do seu território em área rural e, por isso, é preciso estimular as potencialidades da região. “O município necessita de revitalizar a sua área rural, pois existem muitas opções de lazer e de venda de produtos da agroindústria a menos de 20 km do centro de Vila Velha”, afirma o extensionista.

Além desse curso, o Incaper, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está realizando uma série de cursos relacionados à produção de produtos da agroindústria voltadas para os cerca de 1.400 moradores da área rural onde se encontra os circuitos de agroturismo do município.

Circuitos Agroturísticos de Vila Velha

A cidade de Vila Velha possui cinco circuitos agroturísticos localizados nas comunidades de Jaguarussú, Xuri, Córrego do Sete, Atlântico Dois e Retiro do Congo, onde existem 21 propriedades rurais envolvidas diretamente no agroturismo da região.

As atividades oferecidas nas propriedades são as mesmas que as disponíveis em cidades do interior do Espírito Santo, mas com a vantagem da poucos quilômetros dos centros urbanos da Grande Vitória.
 
O visitante pode apreciar uma comida caseira nos restaurantes da região ou participar de uma caminhada ecológica, um passeio a cavalo ou visitar ruínas de antigas construções, além de aproveitar o dia no pesque e pague, pedalinho e apreciando os animais das propriedades.

Para quem quiser aproveitar mais o passeio, algumas propriedades tem pousadas para hospedagem das pessoas que visitam a área rural de Vila Velha.



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Texto: Leandro Abreu
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-9868 / 9850-2210
Acompanhe no Twitter: @Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard