03/08/2010 12h05 - Atualizado em 23/01/2019 12h12

Incaper realiza aula demonstrativa sobre poda e controle de pragas em citros para produtores de Marechal Floriano

Os produtores de citros – laranja, limão, tangerina, entre outras -, do município de Marechal Floriano, já realizaram a colheita deste ano e se preparam, agora, para a próxima safra. O momento é adequado para realização da poda na cultura. Com o objetivo de instruir os produtores capixabas sobre o procedimento e investir na qualidade da produção, o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realiza nesta terça-feira (03), uma aula teórica e prática de Demonstração de Método de Poda e Manejo de Doenças de Citros, na propriedade do Sr. Alipio Klíppel, na comunidade de  Boa Esperança, em Marechal Floriano.

“Acabou a safra, rapidamente, deve-se iniciar a poda. Isso é uma orientação válida para se obter um bom resultado na produção”, conclui o extensionista do Incaper de Marechal Floriano, Ubaldino Saraiva.

Segundo ele,  a finalidade deste encontro é qualificar os produtores rurais deste município, para que eles continuem investindo nos citros, em especial, na Tangerina Ponkan. “O mês de agosto é o mês da poda. Tivemos uma boa safra em junho, e nosso objetivo é que isso aconteça na próxima também. Por isso, essas aulas são de muita importância para os agricultores”, afirma Ubaldino.

Cerca de 40 produtores irão participar da aula demonstrativa, que está prevista para às 13 horas. As instruções serão realizadas pelo pesquisador do Incaper, Maurício Fornazier, e pelo engenheiro agrônomo do Instituto, Sebastião Antônio Gomes. Eles irão falar sobre a teoria da poda e sobre o controle de pragas e doenças na cultura e, depois, farão a demonstração de como esses procedimentos são feitos na prática. Os alunos também irão fazer a poda.

“Quando se poda uma planta, corta-se os galhos secos, os ramos indesejados, as folhas machucadas, entre outros aspectos que já não são mais úteis. Com esse processo, a próxima safra passa a ter uma maior garantia de qualidade e produtividade. Além disso, o procedimento contribui para eliminação de pragas e doenças”, explica Ubaldino.  



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação - Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Texto: Thainná Karina
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3137-9868 / 3137-9888 / 9850-2210
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard