02/09/2010 21h13 - Atualizado em 21/01/2019 17h04

Incaper realiza concurso leiteiro durante a 20ª Expoagro em Jerônimo Monteiro

Começa nesta sexta-feira (03) e prossegue até segunda (06) o Concurso Leiteiro da 20ª edição da Expoagro de Jerônimo Monteiro, no Parque de Exposições Lourival Lugon Moulin. A festa este ano terá a participação de 14 produtores de leite da região, que irão concorrer em três categorias, com premiações de R$ 2 mil para o primeiro lugar e R$ 1,5 mil para o segundo colocado de cada grupo.

O evento, que é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a prefeitura local, continua até o feriado de terça-feira (07), com shows musicais.

De acordo com o coordenador do concurso leiteiro, o técnico agrícola do Incaper, Luiz Henrique Lima Caiado, o objetivo principal do torneio é incentivar ainda mais os produtores de leite de Jerônimo Monteiro para o uso de tecnologias modernas, como inseminação artificial, ordenha mecânica, alimentação correta e pastejo rotacionado, para um melhoramento genético do rebanho e aumento da produção leiteira.

“Em Jerônimo Monteiro, o Incaper ministra capacitações e treinamentos em que os produtores recebem as orientações necessárias para se ter um bom rebanho. Durante a Expoagro, vamos mostrar os resultados dos investimentos que vêm sendo realizados, com a finalidade de incentivar os demais produtores a aderir às boas práticas agrícolas em seus rebanhos”, afirmou Caiado.

A chegada dos animais está marcada para esta sexta (03), às 12 horas, no pavilhão leiteiro do Parque de Exposição da cidade. Depois de receberem os gados, os organizadores do evento os levarão para as suas baias, onde serão alimentados e preparados por seus donos durante os três dias de ordenha.

No sábado (04), às 7 horas, acontece a 1º ordenha, sendo a 2ª, às 19 horas. No domingo (05) e na segunda-feira (06), os horários de ordenha serão os mesmos. O resultado final, com a colocação dos ganhadores, está prevista para segunda (06), às 19h30.

Concurso e premiação

Os produtores participantes do concurso leiteiro poderão se inscrever apenas em uma das três categorias, definidas como A (50kg),  B (40kg) e C (30kg). Haverá premiação para o 1º e 2º colocados de cada categoria, no valor de R$ 2 mil e R$ 1,5 mil.

Estão previstos também sorteios de outros prêmios para os produtores durante a festividade, como TVs, lavagem de carro, pulverizador, e outros.

Programação da Festa:

Sexta-Feira - 03/09
12h: Chegada dos animais no Parque de Exposição "Lourival Lougon Moulin"
19h: Concurso Leiteiro - Esgota dos animais
20h: Show com o cantora gospel Jullya Anne
20:30h: Show Gospel com Banda Átrio
22h: Abertura Oficial da XX Expoagro pelo Exmo Senhor Prefeito Dr. Francisco Alcemir Rosseto
22:30h: Show com a Banda Gang Brasil
00:30h: Show com Banda GV Brasil

Sábado - 04/09
07h: 1ª Ordenha do Concurso Leiteiro
19h: 2ª Ordenha do Concurso Leiteiro