22/08/2010 12h14 - Atualizado em 22/01/2019 14h24

Incaper realiza curso sobre cerca elétrica para produtores de Rio Novo do Sul

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura, realiza, a partir desta segunda-feira (23), o curso sobre cerca elétrica para os produtores familiares da região. A capacitação, que prossegue até quarta (25), será realizada na Fazenda Santa Helena, das 9 às 18 horas. O objetivo é capacitar os participantes para a utilização do sistema em suas propriedades rurais.

Cerca de 18 agricultores irão participar do treinamento, que será ministrado pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Marcelo Altoé. Os participantes, durante os três dias de capacitação, terão aulas teóricas e práticas.

“O sistema será instalado em uma parte da propriedade, destinada à produção de leite. O objetivo racionalizar a produção desta propriedade, com aumento de produtividade. Os participantes vivenciarão na prática, a proposta de tornar a atividade de pecuária viável, através do pastejo rotacionado, que tem se tornado atrativo aos pecuaristas de Rio Novo do Sul”, afirmou o extensionista do Incaper em Rio Novo do Sul, Ronaldo Alemães Stephanato.

A cerca elétrica serve para dividir as pastagens - que faz parte da técnica do pastejo rotacionado - que consiste na utilização mais intensiva do espaço. Para tanto, a área é dividida em diversos piquetes que recebem os animais de maneira rotacionada. A técnica proporciona o melhor aproveitamento do espaço: enquanto a pecuária extensiva comporta um animal por hectare, a técnica do pastejo rotacionado proporciona a alocação de 10 a 12 animais por hectare.

A cerca elétrica e a técnica do piquete rotacionado têm como principal objetivo auxiliar na sustentabilidade econômica dos produtores, sendo também uma mão de obra mais barata do que a convencional, e mais fácil e rápida de instalar. Além disso, economiza madeira, contribuindo para a preservação das florestas.

De acordo com o extensionista do Incaper, os conteúdos que serão aplicados durante o treinamento baseiam-se em medições e dimensionamentos; escolha dos materiais; balizamentos; montagens; noções de segurança e funcionamento elétrico; noções básicas de montagem de linhas de transmissão.

A pecuária leiteira no município, segundo dados cadastrais levantados pelo Escritório Local do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), o município conta com um rebanho aproximado de 14.800 cabeças de gado em 326 propriedades rurais, sendo que este total, cerca de 80% delas são voltadas para atividade leiteira e 20% pela criação de gado de corte.

 

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação - Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Texto: Thainná Karina
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3137-9868 / 9850-2210
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard