20/10/2010 21h42 - Atualizado em 21/01/2019 12h05

Incaper realiza Dia de Campo sobre cana-de-açúcar na alimentação de bovinos em Cachoeiro de Itapemirim

A cana-de-açúcar pode ser uma boa alternativa para a complementação alimentar de bovinos. Esse é o assunto a ser abordado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), durante o Dia de Campo na Fazenda Duas Barras, localizada no distrito de Itaoca, em Cachoeiro de Itapemirim, nesta quarta-feira (20). Para a capacitação são esperados cerca de 100 produtores do município.

“A cana-de-açúcar apresenta um alto valor energético, o que contribui para a nutrição do animal. Além disso, para um melhor resultado, a cana pode ainda ser complementada com a ureia, que é rica em proteínas”, afirma o extensionista do Incaper, Paulo Shalders.

Segundo ele, a cana também é uma alternativa interessante por apresentar alta produtividade em poucos hectares de terra. “Em apenas um hectare é possível produzir em torno de 120 toneladas de cana. Essa grande produtividade faz com que o custo para a suplementação alimentar seja baixo”, completa Shalders.

Durante o Dia de Campo, os técnicos do Incaper vão exemplificar aos produtores de Cachoeiro de Itapemirim como manter a dieta do animal balanceada, fazendo com que eles mantenham uma regularidade na quantidade de litros de leite produzidos por dia, por animal. Além disso, serão abordadas as técnicas adequadas de formação e manejo de pastagens e também a importância de se manter a saúde dos animais para uma boa produção e produtividade.

Para o presidente do Incaper, Evair de Melo, Cachoeiro de Itapemirim é o segundo maior produtor de leite do Estado e envolve cerca de 300 propriedades rurais. Por isso a importância de se orientar os pecuaristas sobre a alimentação de bovinos, com o intuito de manter uma alta produtividade leiteira na região.

O município da Região Sul do Espírito Santo produz cerca de um milhão de litros de leite por mês, volume que gera uma renda total de mais de R$ 7 milhões ao ano para os produtores da região.

As inscrições para o Dia de Campo podem ser realizadas uma hora antes do início das palestras, que serão ministradas pelos técnicos do Incaper. A participação é gratuita.

Programação:

13h00 - Inscrição dos participantes

13h45 - Solenidade de abertura

14h00 - Palestras
Estação 1 - Formação e manejo de pastagens
                   José Gilberto Vial - Extensionista - Incaper
Estação 2 - Cana-de-açúcar + uréia na alimentação de bovinos
                    Bevaldo Martins Pacheco - Pesquisador - Incaper

Estação 3 - Sanidade do rebanho leiteiro
                    Viviane Starling Schwanz - Extensionista - Incaper

16h00 - Encerramento




Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Texto: Leandro Abreu
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-9868 / 9850-2210
Acompanhe no Twitter: @Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard