19/08/2010 21h35 - Atualizado em 22/01/2019 14h27

Incaper realiza encontro de cafeicultores em Baixo Guandu

A criação de cooperativas de produtores de café será um dos temas debatidos no Dia de Campo do 12º Encontro dos Cafeicultores de Baixo Guandu, que acontece nesta sexta-feira (20), a partir das 9h30, no auditório do Fórum Otacvio Lengruber, no município. O evento, realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), junto à Prefeitura, visa a oferecer alternativas para que os produtores do município possam agregar valor ao café produzido na região.

O cultivo de café do município tem como base a agricultura familiar, com isso a implantação de uma cooperativa pode valorizar o que é produzido na região e aumentar a lucratividade dos possíveis associados. “A criação de uma cooperativa no município de Baixo Guandu viria para auxiliar na agregação de valor ao café cultivado principalmente pelos agricultores familiares que sofreram com a estiagem no início deste ano”, completa o extensionista do Incaper, Anizio Luiz Sperandio.

Outro assunto que será discutido, entre os 200 produtores de café esperados para o encontro, é a utilização adequada da irrigação e drenagem nas propriedades. A irrigação está presente praticamente em todas as propriedades de café de Baixo Guandu, que somam 6,5 mil hectares. Com o manejo adequado de irrigadores, o desperdício de água e energia diminuem fazendo com que o custo da produção também seja reduzido.

O município possui cerca de 600 cafeicultores, do tipo arábica e Conilon, que somados produzem aproximadamente 120 mil sacas de café ao ano, tendo potencial de aumento após a implantação dessas iniciativas.

Para os interessados nas palestras do 12º Encontro de Cafeicultores de Baixo Guandu, as inscrições devem ser feitas com uma hora de antecedência do início da programação do evento. A participação é aberta e gratuita.

Programação:

08h30 – Inscrição e Lanche

09h30 – Palestra: Ações estratégicas para obtenção de lucratividade na cafeicultura
               José Carlos Grobério – Incaper

10h00 – Palestra: Cooperativismo: gerando renda para o homem do campo
              Wellington Luiz Pompermayer – Presidente da COOPTEC

10h50 – Palestra: Eficiência de irrigação e impactos na sustentabilidade da cafeicultura
               José Geraldo ferreira da Silva – Incaper

11h40 – Encerramento