22/05/2024 11h44

Incaper realizará seminário sobre mudanças climáticas

No próximo dia 05 de junho, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), promove o Seminário Diálogos Climáticos: Conhecimento, Reconhecimento e Perspectivas. A programação traz painéis temáticos para debater questões do clima, homenagens e o lançamento do Atlas Climatológico do Espírito Santo. O evento será no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES).

As palestras e mesas-redondas trazem à discussão temas atuais e centrais para o momento climatológico. Como os impactos socioeconômicos e ambientais das mudanças climáticas, ferramentas e soluções tecnológicas para mitigação e adaptação às essas mudanças, entre outros.

O evento marca o lançamento do Atlas Meteorológico do Espírito Santo, uma produção do Incaper. O material apresenta uma documentação com dados, registros e indicativos da meteorologia no Estado.

Atlas

O Espírito Santo conta com um significativo histórico meteorológico, incluindo o acumulado mensal de chuva e temperatura média na capital, Vitória, desde 1924, bem como dados diários de outras regiões a partir de 1976. Esses dados fornecem uma base sólida para estabelecer uma climatologia estadual confiável.

“O objetivo deste projeto é organizar e disponibilizar uma fonte de consulta para produtos e informações meteorológicas e agrometeorológicas, apresentadas de forma pontual ou espacial, com o intuito de subsidiar o planejamento e processos de tomada de decisão”, explica Pedro Pantoja, pesquisador, meteorologista do Incaper e autor do Atlas Meteorológico do Espírito Santo.

O seminário é uma realização do Incaper e da Secretaria da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), com apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); Conselho Regional de Engenharia do Espírito Santo (Crea-ES), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento do Espírito Santo (CPID); Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); Associação dos profissionais de Engenharia Ambiental do Espírito Santo (Apea-ES); Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

Confira a programação. A entrada é gratuita.

Seminário Diálogos Climáticos: Conhecimento, Reconhecimento e Perspectivas

8h30 - 9h: Recepção e credenciamento
9h - 9h30: Café da manhã
9h30 – 10h: Abertura do Evento
10h30 – 10h45: Lançamento do Atlas Climatológico do Espírito Santo:
Pedro Henrique Pantoja: Meteorologista, Me. Eng. Ambiental, Pesquisador Incaper
10h45 – 11h: Apresentação dos modelos de predição espacial dos dados climáticos do Atlas
Renato Taques: Me. Agronomia, Pesquisador do Incaper
11h: Homenagem aos servidores do Incaper
12h: Intervalo para almoço
13h: MESA REDONDA: Adaptação e Resiliência: Enfrentando os Impactos Socioeconômicos e ambientais das Mudanças Climáticas
13h - Abertura com moderador: Hugo Ely dos Anjos Ramos, Meteorologista, Esp. em Gestão de Recursos Hídricos, Pesquisador do Incaper.
13h10 - Painel 1: Compreendendo as Mudanças Climáticas – Ana Palmeira: Meteorologista, professora adjunta da UFRJ, conselheira do CREA-RJ.
13h40 - Painel 2: Impactos Socioeconômicos e ambientais das Mudanças Climáticas – Giuliano Batistti, Engenheiro Ambiental, Mestrando em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável UFES, Gerente de Relacionamento Institucional do CREA-ES
14h10 - Painel 3: Ferramentas e soluções tecnológicas para mitigação e adaptação às Mudanças Climáticas - Ronaldo Palmeira: Meteorologista, Dr., Diretor Técnico da AtmosMarine Tecnologia e Consultoria LTDA (RJ)
14h40 - Rodada de perguntas
15h: Encerramento

Serviço:
Seminário ‘Diálogos Climáticos: Conhecimento, Reconhecimento e Perspectivas
Data: 05/06 (quarta-feira)
Horário: 8h30 às 15h
Local: Auditório do Crea-ES, em Vitória

Informações à Imprensa:
Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper
Daniel Borges/ Felipe Ribeiro 
(27) 98849-3139/ 3636-9877
daniel.borges@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard