13/06/2017 14h29

Incaper reforça a importância do uso das estradas para armazenamento de água pluvial

Foto: Assessoria de Comunicação/Incaper

O município de Sooretama, no Norte do Estado, recebeu um evento de capacitação sobre o uso das estradas para armazenar água da chuva por meio de caixas secas. A iniciativa surgiu de uma parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de Agricultura, com o objetivo de integrar ações da semana do meio ambiente. 

 

Segundo o extensionista do Incaper local Lucas Calazans, essa técnica de armazenamento de água diminui os efeitos da estiagem e ajuda na produção agrícola. “Calculamos e dimensionamos o tamanho e a quantidade de caixas ao longo de um determinado trajeto. A ideia foi apresentar os benefícios da tecnologia a produtores e operadores de máquinas da prefeitura, para que todos entendam o porquê de se usar este método”, explicou.

 

Na ocasião, uma palestra foi ministrada pelo extensionista do Incaper de Marilândia Elio José dos Santos, para explicar o método. “O uso de caixa seca promove a infiltração da água que escoaria pelas estradas até o curso d'água mais próximo. Sem o armazenamento com as caixas secas esse escoamento não carrega somente a água mas também o solo causando diversos problemas, como o assoreamento de rios e córregos e danos nas estradas”, disse. Ele ainda reforçou que o uso de caixa seca não somente promove a infiltração dessa água reabastecendo o lençol freático mas reduz os danos nas estradas, diminuindo ao longo dos anos o gasto público com patrolamento dessas vias.

 

“Chamo a atenção que apesar de ser uma tecnologia trabalhada há décadas ainda encontramos muita resistência em fazê-la, pois ela é feita às margens das estradas e normalmente os produtores, por não conhecerem os benefícios, não permitem a construção. Com trabalho continuo da Extensão Rural, do Incaper e de parceiros essa informação tem chegado ao produtor de forma que essa resistência se quebra e, então, percebemos a satisfação do produtor em ter realizado aquele serviço”, destacou Lucas Calazans.

 

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus com informações do ELDR de Marilândia.

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaperFacebook: Incaper

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard