Inclusão e diversão no programa ‘Ponto a Ponto’, com Manoel Peçanha
.png?v=638796240890032230)
O dia amanhece com informação, diversão e inclusão na Espírito Santo FM 89.1! O locutor Manoel Peçanha está à frente de uma nova atração da rádio: ‘Ponto a Ponto’, que vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 6 horas às 8 horas. Manoel é cego e o nome do programa é uma referência ao sistema Braille de leitura.
Nos blocos de notícias, o programa traz informações do dia a dia e realiza enquetes sobre temas em pauta na sociedade. Para isso, conta com produção da jornalista Viviann Barcelos e do jornalista e radialista José Carlos Bacchetti, que vai às ruas ouvir a população. Nos blocos musicais, Manoel Peçanha resgata sucessos dos anos 1960, 1970 e 1980: “sempre músicas alegres, para o público começar o dia com otimismo”, destaca.
O auge do programa, porém, está na participação dos ouvintes e na interação do locutor com o público. No quadro ‘Acerte o Som’, ele apresenta um som desconhecido e o ouvinte que acertar do que se trata é premiado. Essa é uma forma de chamar atenção para a condição dos cegos e despertar nos que podem enxergar a importância de exercitar melhor a audição.
“As pessoas que podem ver colocam muito o foco na visão e acabam não percebendo muitos sons. Deixam de conhecer a total riqueza sonora do mundo, das coisas. Por outro lado, a gente que é cego se concentra na audição. É o som que guia a gente e, assim, a gente desenvolve mais esse sentido”, ressalta Peçanha.
Na hora da interação com o ouvinte, entram em cena personagens criados pelo locutor, como o gato Gatoso, o cachorro Lindão e o garoto Toninho, que fazem com que o apresentador tenha também fãs entre a criançada.
Manoel Peçanha tem 15 anos de carreira em rádios e há cerca de quatro anos é presidente do Instituto Luiz Braille do Espírito Santo, onde dá aulas de Sistema Braille, além de vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Vitória.
Ele é formado em Comunicação Social pela faculdade Estácio de Sá, tem MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, é pós-graduado em Docência com Ênfase em Educação Inclusiva e está concluindo pós-graduação no Sistema Braille. “Ainda vou realizar o sonho de estudar Psicologia, para entender melhor o ser humano”, diz.
Além de locutor e ativista, ele é compositor na área gospel, cantor, tecladista, ceramista, fotógrafo e ator no filme “Pai Fotógrafo”, curta-metragem de Rejane Arruda que deve ser lançado este ano. O filme fala do pai do locutor, Manoel da Silva Nascimento, que morreu ano passado e foi quem despertou no filho a paixão pela fotografia.
“Gosto de pensar em mim como exemplo. Quero que as pessoas me vejam e pensem que, se eu posso fazer as coisas, elas também podem. Essa é a minha maneira de lutar pela inclusão”, conta Manoel Peçanha.
O Dia Nacional do Sistema Braille é comemorado em 08 de abril e o tema será celebrado nesta terça-feira (08) no programa.
Serviço:
‘Ponto a Ponto’: de segunda-feira a sexta-feira, das 6 horas às 8 horas, na Espírito Santo FM 89.1.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm