06/09/2024 10h45

Indústrias capixabas podem se desenvolver com apoio dos correspondentes bancários do Bandes

De olho na interiorização do desenvolvimento, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) apresentou o modelo de atuação de seus correspondentes bancários para os sindicatos associados à Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), nesta quarta-feira (04), no Salão da Indústria, em Vitória. O diretor-presidente do banco capixaba, Marcelo Barbosa Saintive, mostrou as oportunidades que a atuação dos correspondentes levará às micro e pequenas empresas de diversos segmentos em 14 municípios do Espírito Santo, inicialmente.

"Estamos comprometidos em fornecer soluções financeiras acessíveis, competitivas e personalizadas para atender às demandas desses negócios e impulsionar o desenvolvimento sustentável de maneira mais estratégica. No primeiro semestre de 2024, a indústria respondeu por 29% da carteira de crédito do Bandes e pretendemos aumentar esse alcance com o atendimento dos correspondentes bancários", afirmou o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive.
A Findes foi selecionada, junto com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para atuar como correspondente do Bandes e tem pelo menos 38 sindicatos como associados. Eles representam mais de 19 mil empresas de diversos setores industriais do Espírito Santo, como Construção Civil, Café, de Rochas Ornamentais e Vestuário.

"O acesso ao crédito é uma das maiores ferramentas para o crescimento de uma empresa. A Findes, por meio do nosso Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), vem construindo cada vez mais parcerias com instituições financeiras, como o Bandes, para auxiliar os empresários a encontrarem as melhores soluções de crédito", destacou o presidente da Findes, Paulo Baraona.

"Ser um correspondente bancário do Bandes será fundamental para facilitar o acesso ao crédito, dar mais agilidade ao processo e contribuirá ainda para fortalecer a economia capixaba. Além disso, essa iniciativa reforça a parceria que temos com o Bandes ao longo dos últimos anos", presidente da Findes, Paulo Baraona.
Crédito mais próximo, ágil e facilitado
Atualmente, o Bandes não tem agências regionais para atendimento e sua sede fica no Centro de Vitória. A presença dos correspondentes no interior do Estado é uma estratégia do banco para facilitar e ampliar o acesso ao crédito para as empresas locais, interiorizando o desenvolvimento. Com isso, será possível oferecer um atendimento mais próximo, ágil e personalizado, com orientação às empresas durante todo o processo de solicitação de crédito.

Os profissionais atuarão com uma linha de financiamento de até R$ 300 mil para capital de giro, que permite que as empresas organizem as despesas operacionais. É uma opção para manter o fôlego, garantir as atividades e se preparar para futuros investimentos.

Além de um processo todo digital, as empresas contarão com um apoio do Bandes para a apresentação de garantias. As operações de crédito intermediadas pelos correspondentes bancários serão garantidas pelo Fundo de Aval do Bandes ou pelo FAMPE (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas, do Sebrae), juntamente com o aval dos próprios sócios, eliminando a necessidade de apresentação de garantias reais.

Informações sobre correspondentes bancários:
www.bandes.com.br/correspondente

Condições operacionais
Bandes Giro Automático
Valor financiável: de R$25 mil até R$300 mil
Taxas de juros: 0,4% ao mês + SELIC*
Carência: até 3 meses
Prazo total: até 36 meses
*bônus de pontualidade de 0,25% Ao ano + bônus de liderança feminina de 0,5% ao ano.

Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos