04/09/2017 15h11 - Atualizado em 04/09/2017 15h12

Iniciadas as aulas do OportunidadES no bairro Jardim Botânico, em Cariacica

Foi dada a largada para os cursos do OportunidadES em Jardim Botânico, Cariacica. Ao todo, 1.273 moradores da região se candidataram aos cursos para obtenção de uma qualificação profissional, que ficou mais fácil com a realização do projeto. Na última sexta-feira (1º), 300 pessoas iniciaram os cursos gratuitos para aprender novas profissões como porteiro, confeiteiro, decorador de festas, cuidador infantil, entre outras.

A aula inaugural dos dez cursos ofertados aconteceu na Igreja Católica do bairro e aproximadamente 350 pessoas participaram do evento. Os cursos são presenciais e tem duração de 40 horas. No bairro, os cursos disponibilizados foram na área de gastronomia, saúde e serviços.

“O objetivo é gerar renda e contribuir com um futuro melhor para os cidadãos capixabas. O OportunidadES é isso: dar a população o direito de escolha de uma nova profissão de forma totalmente gratuita, para que a crise econômica possa ser driblada com mais facilidade”, destacou o secretário Vandinho Leite, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

As próximas aulas acontecem na Pastoral Jardim Botânico e serão ministradas por professores disponibilizados pelo Centro Estadual de Ensino Técnico (CEET) Vasco Coutinho, que também entregará os certificados aos alunos pela conclusão dos cursos.

Foram pré-requisitos para concorrer às 300 vagas ter idade superior a 16 anos, saber ler e escrever, e residir no bairro onde o curso está sendo ofertado.

O OportunidadES é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secti. Em apenas quatro meses o projeto OportunidadES já ofertou mais de 30 mil vagas em cursos presenciais e a distância. Até o final do ano, a meta é alcançar mais de 40 mil alunos.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27)3636-1822
samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

 

Texto

Inayá Borges Selvatice

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard