17/08/2010 19h22 - Atualizado em 22/01/2019 14h37

Inscrição para o programa Parlamento Jovem vai até dia 25 de agosto

Os alunos do Ensino Médio da rede estadual interessados em participar da 7º edição do Parlamento Jovem, promovido pela Câmara dos Deputados, devem ficar atentos. É que as inscrições terminam no dia 25 de agosto. Para participar, é necessário ter entre 16 e 22 anos e estar matriculado e frequentando regularmente o 3º ano do Ensino Médio.

O Parlamento Jovem Brasileiro, que será realizado entre 22 e 26 de novembro, está em sua 7º edição e apresenta como tema “O Jovem e o Mercado de Trabalho”. O programa permite que estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país conheçam e vivenciem a rotina dos trabalhos legislativos na Câmara, despertando uma reflexão sobre a representação política.

A ideia do programa é oferecer aos jovens, pela vivência na sessão parlamentar, esclarecimentos sobre as funções e o cotidiano do Poder Legislativo. Os Deputados cedem os lugares para os jovens estudantes, que apresentam propostas e expõem as ideias.

A organização do Parlamento Jovem explicou que foi enviado um manual para todas as secretarias dos estados explicando como realizar um projeto de lei, que deverá ser elaborado pelos alunos. Todo o ano tem um tema diferente. No ano passado, o programa foi sobre meio ambiente.

O aluno deve se inscrever junto à direção de sua escola ou órgão interno por ela designado e preparar um trabalho na forma de projeto de lei, obedecendo todos os critérios estabelecidos no manual.

Parlamento Jovem Brasileiro

O programa é realizado anualmente desde 2004, sempre no segundo semestre com representantes de todo o país. Os estudantes são pré-selecionados pelas secretarias de Educação dos Estados por meio da representação de um projeto de lei. Após a pré-seleção, o Conselho Nacional dos secretários da Educação (Consed) encaminha os projetos à câmara dos deputados onde uma comissão, formada por servidores da área legislativa, escolhe os projetos participantes.

Durante o período da legislatura prevista para os estudantes, que tem duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia-dia dos parlamentares Brasileiros no desempenho de suas funções.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha