16/03/2017 17h17 - Atualizado em 16/03/2017 17h21

Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Robótica

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), destinada a estudantes do ensino fundamental e médio. A iniciativa busca estimular adolescentes e jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificando talentos, promovendo debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Para participar, o professor responsável deve realizar a inscrição no evento, até o dia 20 de maio, na modalidade prática, e 13 de junho, na modalidade teórica. A participação é totalmente gratuita.

Modalidades

Na modalidade teórica, realizada em uma única fase no dia 2 de junho, simultaneamente em todas as escolas participantes, os estudantes responderão questões de uma prova escrita preparada por uma comissão de professores da OBR. A prova é dividida em cinco níveis, de acordo com a escolaridade do aluno.

Na modalidade prática, dividida em duas fases (uma estadual e uma nacional), a OBR estabelece anualmente uma tarefa, e os alunos deverão construir robôs que atendam a esta tarefa. Os robôs podem ser integralmente construídos pelos alunos ou podem ser construídos utilizando kits robóticos. São dois níveis, o nível 1 é voltado aos alunos do ensino fundamental e o nível 2 aos alunos do ensino médio, técnico, incluindo alunos matriculados em cursinho pré-vestibular.

Alunos destaques

equipe capixaba “Moqueca”, composta pelo professor Aluísio Rabello de Oliveira Neto e os estudantes Paulo Vitor Santos e Ronnald Gonçalves dos Santos, tiveram a oportunidade de participar da OBR em 2016.

O professor e os alunos fazem parte do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da rede estadual de ensino, que vem participando de vários concursos educacionais.

Além deles, o professor de Física e Matemática, Alexandre Portes Ribeiro, e os estudantes Guilherme Arnold, Herison Daroz, Rodrigo Erdmann, Marcos de Souza e Mikael Graunke, todos da Escola Estadual São Luiz, de Santa Maria de Jetibá, também foram destaques.

Eles construíram os robôs Angel 2, Butler e Dj Led Lux, a partir de materiais recicláveis. Os protótipos fizeram parte do projeto “Robótica Educacional”, desenvolvido pela unidade escolar.

Informações adicionais

www.obr.org.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/ Sedu

Vivian Camargo / Flávia Zambrone

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard