Inscrições abertas para o Encceja 2018
Jovens e adultos com interesse em obter os certificados de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio já podem se inscrever para as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os interessados devem se inscrever pela Internet, por meio do site http://enccejanacional.inep.gov.br, de segunda-feira (16) a 27 de abril.
No Espírito Santo, as provas serão aplicadas nos municípios: Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Guaçuí, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.
A prova é destinada ao público com, no mínimo, 15 anos completos na data da prova para o Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, os interessados podem solicitar a certificação desde que tenham no mínimo 18 anos completos na data da prova.
A aplicação do exame está marcada para o dia 05 de agosto, nas partes da manhã e tarde. Os locais serão divulgados em breve. Para que o aluno obtenha a certificação, é necessário que ele se inscreva em todas as áreas de conhecimento, exceto as disciplinas que ele tenha sido aprovado em exames anteriores.
O exame constitui-se de provas estruturadas da seguinte forma: para o Ensino Fundamental – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação; Matemática; História e Geografia; Ciências Naturais. Para o Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um exame gratuito e de participação voluntária ofertado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. Para outras informações ligar para 0800 616 161.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone / Gustavo Pereira
Texto: Emanoele Rocha