17/05/2017 14h25 - Atualizado em 17/05/2017 16h53

Inscrições abertas para o Prêmio Gestão Escolar 2017

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017. As escolas públicas estaduais e municipais podem se inscrever pelo site do concurso até o dia 14 de agosto. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o prêmio tem como objetivo incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação.

As inscrições estão sendo realizadas on-line, exclusivamente, mediante o preenchimento correto do cadastro disponível no site www.consed.org.br/pge, que permitirá o acesso às ferramentas de autoavaliação e às instruções gerais acerca da elaboração do Plano de Melhorias.

Só serão consideradas “inscritas” as escolas que concluírem corretamente todas as etapas do processo de inscrição, sendo elas: cadastro; autoavaliação; elaboração do plano de melhorias; e envio eletrônico de toda a documentação correlata, até a data limite estabelecida no Cronograma de Atividades e Prazos presentes no Edital.

O processo de seleção das escolas inscritas será feito em quatro etapas: local, estadual; regional e nacional. O PGE 2017 será concedido por meio de diploma, nas categorias Escola Destaque Local, Escola Destaque Estadual/Distrital, Escola Destaque Regional e Escola Referência Brasil.

Além dos diplomas, as vinte e uma escolas Destaque Estadual/Distrital participarão de uma viagem de intercâmbio nacional, com data e local a serem definidos pelo Consed; as cinco escolas selecionadas como Destaque Regional participarão de uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina; a escola selecionada como Referência Brasil será premiada com R$ 30.000, e o respectivo diretor receberá uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina, com data e local a serem definidos pelo Consed.

Prêmio Gestão Escolar

O Prêmio Gestão Escolar é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos, pela identificação e pelo reconhecimento, como referência nacional, de estabelecimentos escolares que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão. O objetivo é incentivar a melhoria da gestão e da qualidade do ensino.

O prêmio foi criado para valorizar as escolas públicas de Educação Básica que se destaquem por iniciativas e experiências inovadoras e bem-sucedidas de gestão escolar; e apoiar o desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação da gestão escolar. Esta será a décima segunda edição do prêmio.

Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone