Inscrições abertas: participe do concurso de vídeos “Direitos Humanos: e eu com isso?”
Já estão abertas as inscrições para participar do concurso de vídeos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH). As inscrições começaram neste domingo (15) e seguem até dia 15 de novembro, e devem ser feitas pelo site www.direitoshumanos.es.gov.br. O concurso “Direitos Humanos: e eu com isso?” tem como tema, neste ano, o preconceito. Os vídeos devem ser feitos pelo celular ou pelo tablet. Os três vencedores do concurso vão ganhar um smartphone.
O concurso tem como principal objetivo chamar a atenção dos participantes a falar sobre os direitos humanos. “Escolhemos o nome ‘Direitos Humanos: e eu com isso?’ para levar as pessoas a pensarem o que elas têm a ver com os direitos humanos, já que muitas vezes não conseguem perceber que esses direitos fazem parte do nosso dia a dia. São direitos de todos nós. Quando conseguimos nos enxergar dentro do processo fica mais fácil entender que a luta do outro também é nossa”, salientou o secretário de Direitos Humanos, Julio Pompeu.
Para participar os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição, disponível no www.direitoshumanos.es.gov.br, no link do concurso, com dados pessoais do participante, além de incluir uma sinopse sobre o vídeo inscrito, especificações do aparelho usado para gravação, mais o link do vídeo, postado no site Youtube e identificado pelo nome “Concurso Direitos Humanos: e eu com isso? – Título do Vídeo”. Cada participante pode concorrer com dois vídeos, no máximo.
“Estamos num momento em que o diálogo é fundamental para reduzir a intolerância. Há um discurso de ódio que alimenta ainda mais o preconceito, especialmente em relação ao que é diferente. Sentimos a necessidade de envolver a sociedade dentro desse tema, e trazer as pessoas para a construção de espaços mais plurais, com diversidade, respeito e cidadania”, frisa Pompeu.
Especificações
“O vídeo precisa falar sobre preconceito. O tema escolhido para este ano permite que o participante construa seu vídeo em diferentes assuntos. Ele pode falar sobre preconceito de gênero, de raça, de peso, de idade, de sexualidade, de religião... O essencial é que, dentro desse vídeo, o preconceito seja o assunto central da história”, reforça o secretário de Direitos Humanos.
Os vídeos ainda deverão ser todos gravados via celular ou tablet, em formato MP4 com resolução mínima de 1280 x 720 pixels e com duração de 1 a 5 minutos, contando com os créditos. Serão aceitos vídeos de todos os gêneros no concurso, incluindo: ficção, clipe, videoarte, depoimento, animação e documentário. As inscrições são individuais, mas a produção pode ser feita de forma coletiva.
Serão aceitos apenas vídeos inéditos, produzidos especificamente para o concurso. Os vídeos deverão ter classificação livre, sem a exposição de crianças ou de conteúdos que comprometam a dignidade das mesmas, como definido pela Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Mais informações sobre o concurso no link www.sedh.es.gov.br/editais-2.
Voto Popular
Entre todos os inscritos até 20 trabalhos serão selecionados pelo júri técnico para participarem da Mostra Competitiva, com data e local ainda a serem divulgados. Os vídeos também ficarão disponíveis para visualização e votação no site www.direitoshumanos.es.gov.br, entre o período de 20 de novembro e 03 de dezembro.
Dos três vencedores do concurso, dois deles serão eleitos em voto popular: um escolhido durante a Mostra Competitiva e o outro, pelo voto da internet. O terceiro vencedor será escolhido pelo júri técnico. Cada um dos vencedores será premiado com um aparelho smartphone.
Informação à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH
Suellen Barone / Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1344 / 1334
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br