Inscrições para a ArteSanto terminam neste domingo (25)
Os empreendedores interessados em expor e vender seus produtos na ArteSanto têm até este domingo (25), para se inscrever em edital aberto pela Agência de Desenvolvimento das Micros e Pequenas Empresas (Aderes), e participar da seleção.
Já os interessados em participar da Sabores da Terra e Agricultura Familiar, têm até o dia 05 de novembro para se inscrever. Os empreendedores que desejam expor na ExpoSul Rural têm até o dia 12 de novembro. Para a Feinart, até o dia 19 de novembro.
A ArteSanto acontece de 06 a 14 de novembro, na Praça do Papa, em Vitória. A feira seguinte será a Sabores da Terra, voltada para empreendedores da Agricultura Familiar, que acontece de 26 a 29 de novembro, também na Praça do Papa.
A ExpoSul Rural, em Cachoeiro de Itapemirim, acontece no período que vai de 02 a 06 dezembro. Já a XIX Feinartg, em Guarapari, começa no dia 29 de dezembro e vai até 25 de janeiro de 2021.
Inscrições
Para participar da seleção é necessário enviar os documentos exigidos e os previstos na Ficha de Inscrição para Economia Solidária, Artesanato, Agricultura familiar e Microempreendedor Individual (MEI).
A documentação poderá ser entregue presencialmente na Aderes, que fica na Avenida Nossa Senhora da Penha, 714, Edifício RS Trade Tower, 5º andar, na Praia do Canto, Vitória, de segunda-feira a sexta-feira das 09h às 18h horas.
Também será aceita a inscrição por e-mail, com envio dos documentos exigidos e os previstos de acordo com o segmento, até às 18 horas do dia 25 de outubro de 2020 com o seguinte assunto: Feiras de Final de Ano Apoiadas pela Aderes e no corpo do e-mail informar nome completo.
Os e-mails devem ser enviados da seguinte maneira:
- AGRICULTURA FAMILIAR, para o endereço: aderesgir@gmail.com
- MICRO E PEQUENA EMPRESA, para o endereço aderesgempe@gmail.com
- ECONOMIA SOLIDÁRIA, para o endereço aderesecosol@gmail.com
- ARTESANATO, para o endereço: aderesartesanato@gmail.com
Além disso, os documentos também serão aceitos por WhatsApp, no número (27) 98895-2168, com nome do responsável ou entidade e os documentos exigidos.
Hora do Empreendedor
O assunto foi tema do webinar da Aderes, Hora do Empreendedor, da última quarta-feira (14). Participaram do encontro o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli; os organizadores das feiras Alfonso Silva, da ArteSanto e Feinartg; Julio Mendel da Agricultura Familiar; Wesley Mendes, ExpoSul Rural; além da presidente da Federal dos Artesãos do Espírito Santo (Feartes), Maria das Graças Reis Costa. Os convidados esclareceram dúvidas e responderam questionamentos dos empreendedores que vão participar dos eventos.
Confira as principais perguntas e respostas dos empreendedores:
1- Quais feiras vão acontecer este ano no Estado?
ArteSanto, Sabores da Terra e Agricultura Familiar, que acontecem na Praça do Papa, em Vitória. ExpoSul Rural, em Cachoeiro de Itapemirim; e Feinartg, em Guarapari.
Lembrando que ArteSanto, que começa no dia 06 de novembro e vai até o dia 14, é a primeira feira de porte nacional a acontecer no País, com a retomada da economia. Ou seja, o Espírito Santo saiu na frente adotando todas as medidas de segurança, por meio de um protocolo rígido de combate ao novo Coronavírus (Covid-19).
2- Até quando posso me inscrever para participar das feiras?
Os empreendedores interessados em expor e vender seus produtos na ArteSanto têm até este domingo (25), para se inscrever. Já os interessados em participar da Sabores da Terra e Agricultura Familiar, têm até o dia 05 de novembro para se inscrever. Os empreendedores que desejam expor na ExpoSul Rural têm até o dia 12 de novembro. Para a Feinart, até o dia 19 de novembro.
3 – Como o empreendedor pode se inscrever para participar das feiras?
O empreendedor deve acessar o site www.aderes.es.gov.br, ir em editais, ler todas as informações, preencher as fichas de inscrição e enviar para a Aderes junto com todos os documentos solicitados. A entrega da documentação pode ser feita pessoalmente, na sede da Agência, que fica na avenida Nossa Senhora da Penha, 714, Ed. RD Trade Tower, 5º Andar, Praia do Canto, Vitória. Por e-mail, ou ainda por WhatsApp no número (27) 98895-2168.
4- É preciso mandar foto do produto que será exposto?
Sim. Lembrando que a foto do produto deve ter uma qualidade boa. A curadoria da feira precisa analisar uma foto nítida. A foto precisa ser tirada em um local com boa iluminação, base neutra, ambiente limpo e organizado. Qualquer distração na foto pode tirar ponto do empreendedor o que vai influenciar na sua classificação.
5-Sou artesã, mas também tenho registro como MEI, em qual categoria devo me inscrever?
A decisão de como se inscrever é de cada empreendedor. Vale lembrar que não é permitido o mesmo empreendedor se inscrever em segmentos diferentes dentro da mesma feira. Por exemplo, ele não pode se inscrever como artesão e numa associação do artesanato. O empreendedor ficará somente em um espaço. O empreendedor que se inscrever individualmente e também colocar produtos nos espaços das associações será penalizado ficando impedido de participar de outras feiras.
6- Faço trabalhos manuais, mas não sou artesão, estou registrado como MEI, posso participar da seleção?
Sim. Os empreendedores que fazem trabalhos manuais, mas não são artesãos podem se inscrever como MEI.
7- O artesanato terá espaço dentro da feira da Agricultura Familiar?
Sim. Todas as feiras realizadas pela Aderes vão atender a todos os segmentos – Economia Solidária, Artesanato, Agricultura Familiar, Micro e Pequenas Empresas, Microempreendedor Individual, Cooperativas e Associações. Lembrando que na feira da Agricultura familiar o maior espaço será para os empreendedores da Agricultura Familiar. A temática da feira determina a distribuição dos espaços para os empreendedores. Na ArteSanto, o maior espaço é destinado aos artesãos.
8- Artesão individual terá estande na feira?
Sim. O artesão terá seu espaço individual na feira. A tipologia ficará separada, por exemplo, quando a tipologia for fios e tecidos, terá todos os boxes de fios e tecidos; madeira, todos os boxes de madeira, entre outros. É importante lembrar que o artesão precisa se programar, saber quem vai cobrir a ausência dele, pois estande fechado será notificado.
9- Grupos produtivos podem se inscrever como associação?
Sim. Se os grupos estiverem em processo de formação, ou seja, não possuírem CNPJ, poderão se inscrever na feira, basta informar “Associação em Formação”. Vale lembrar que os artesãos do grupo devem ser devidamente cadastrados no PAB, ou seja, ter a carteira de artesão.
10- Artesão com carteira vencida poderá participar da feira?
Sim. A carteira do artesão vencida não é impedimento para participar da feira. Lembrando que a Aderes disponibilizou um número de WastsApp, (27) 98895-2203, para que o artesão possa fazer a renovação do registro. Se não houver alteração de tipologia ou técnica de material a renovação é automática. Se a carteira venceu no período da pandemia, vamos considerar como válida.
11– Como ficam as associações? As inscrições são individuais?
Não. A inscrição é da associação que terá que fazer a relação de seus associados conforme está pedindo na ficha de inscrição, o modelo não muda.
12 – Tenho 75 anos, posso participar das feiras?
A Portaria Nº 198-R do Governo do Estado recomenda não participar. Se o idoso tem uma pessoa que possa ir para feira no lugar dele, essa é a melhor opção a ser considerada. Se fizer parte de uma associação, vai estar no estande da associação. Cada expositor que tenha mais de 60 anos terá que assinar um termo de responsabilidade para participar da feira.
13- Como será a fiscalização sanitária do evento?
A organização do evento, a Aderes, a Secretaria da Saúde, a Secretaria de Saúde do município, e todos os órgãos de controle podem fazer a fiscalização do evento. A organização e a Aderes vão cobrar todos os requisitos que estão no manual e regimento de funcionamento da feira, bem como da Portaria Nº 198-R. Porém, esse é um trabalho que não depende apenas da organização, a segurança de todos depende do empenho de todos, e contamos com essa ajuda de cada participante dos eventos.
14- Devemos agir como fiscal do evento quando falamos de segurança?
Sim. Nós podemos minimizar o risco de contágio do novo Coronavírus (Covid-19). Se alguém estiver circulando na feira sem máscara, por exemplo, você pode comunicar a organização, que vai conversar com o visitante, pois o objetivo é manter todos em segurança durante o evento. A apresentação do empreendedor é tudo, é preciso usar todos os equipamentos de segurança, que são as máscaras, face shield, luva, tudo isso passa uma sensação de segurança para o cliente.
15- Terá transporte para o empreendedor que vai participar da Feinartg, em Guarapari?
Sim. Vamos disponibilizar transportes saindo da Grande Vitória, indo e voltando todos os dias.
16 – Como fica a questão do manuseio de dinheiro, o pagamento?
A melhor forma de pagamento hoje são os pagamentos eletrônicos. Como por exemplo, o Pic Pay e o Pix. Por conta disso, os empreendedores que vão participar das feiras devem se adequar a esse novo formato de pagamento. O Sebrae está oferendo cursos de capacitação nesses tipos de pagamentos e a Aderes também está disponível para dar informações. Lembrando que o pagamento também poderá ser feito com dinheiro, mas o eletrônico será fundamental nas feiras, com o objetivo de minimizar o risco de contaminação.
17 – Os materiais de proteção serão cedidos?
Cada empreendedor deverá ter sua máscara e sua luva. Já a face shield, que é o protetor fácil de acrílico, será disponibilizado para o expositor da ArteSanto e cada um terá o seu. Lembrando que é necessário fazer a higienização do equipamento de segurança.
18 – A feira terá bebedouro e cantina?
Não. Seguindo os protocolos de segurança, o evento não poderá ter bebedouro nem local de alimentação.
19- Qual horário de funcionamento da ArteSanto?
Durante a semana, a feira vai funcionar das 16h às 22 horas. No sábado e domingo abre às 10 horas e segue até as 22 horas.
Saiba Mais
Datas de Inscrição
ArteSanto - As inscrições seguem até 25 de outubro.
Sabores da Terra e Agricultura Familiar – até o dia 05 de novembro.
ExpoSul Rural - até o dia 12 de novembro.
Feinartg – até o dia 19 de novembro.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
debora.pedroza@aderes.es.gov.br