Instituições de ensino e Sedes definem contratação de agentes de exportação
Nesta segunda-feira (27), será realizada a terceira reunião do comitê do projeto “Primeira Exportação”, às 14 horas, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes). O objetivo é definir quais mecanismos as instituições de ensino irão adotar para contratação de agentes de exportação e quais as contribuições que as mesmas poderão oferecer no acompanhamento desses agentes.
O Primeira Exportação irá treinar estudantes do ensino superior para atuarem como instrutores do processo de exportação. Com a capacitação, eles se tornarão agentes e irão a campo prestar assessoria técnica a empresas interessadas em exportar pela primeira vez.
Inicialmente, cerca de 50 estudantes serão treinados. O processo será acompanhado pelas instituições gestoras por meio de um sistema informatizado que permite a visualização das etapas e dos produtos do trabalho em cada organização atendida.
É preciso dominar ao menos uma língua estrangeira (inglês ou espanhol) e estar cursando a partir do quarto período. O processo de seleção ainda será definido pelo comitê gestor do programa, junto com as instituições de ensino.
O Programa
O programa Primeira Exportação se desenvolve a partir de um comitê gestor, formado por entidades locais e nacionais envolvidas com o comércio exterior. A intenção é promover o aumento da base exportadora brasileira, com a participação das micro, pequenas e médias empresas.
Meta
A meta nacional do programa para 2010 é iniciar a capacitação de 180 organizações do setor privado. No Espírito Santo, o objetivo é envolver aproximadamente 40 empresas. Segundo Francisco Ramaldes, gerente de Arranjos Produtivos da Sedes, a formação desses agentes será fundamental para o sucesso do Primeira Exportação.
“Além de consolidar o comitê gestor, estamos estreitando as relações com as instituições de ensino, criando novas oportunidades para os jovens estudantes e disponibilizando instrutores qualificados para os empresários que pretendem acessar o mercado externo. Assim, ampliamos as oportunidades para essas empresas que são altamente empregadoras e geradoras de renda”, finalizou.
No dia 23 de agosto, houve uma primeira reunião que contou com a participação das seguintes entidades: Banco do Brasil, Bandes, Correios, Faesa, Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes/Cindes), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Sebrae, Sedes, Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado do Espírito Santo (Sindiex), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
No dia 13 de setembro, foi realizada a segunda reunião à qual compareceram mais duas entidades de ensino superior: UVV e Estácio de Sá.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Fabíola Zardini
Tel.: (27) 3636-9707 / 9942-9537
E-mail: fabiola.zardini@sedes.es.gov.br
Vagner Bissoli
Tel: (27) 3636-9708 / 9942-1137
E-mail: vagnerbissoli@sedes.es.gov.br