Instituto Jones lança livro sobre economia capixaba
Nesta quinta-feira (18), durante o I Encontro de Economia do Espírito Santo, realizado em Vitória, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) lança o livro “Espírito Santo: Instituições, Desenvolvimento e Inclusão Social”. Trata-se de uma avaliação das ações empreendidas desde 2003 pelo setor público local, e também dos resultados obtidos.
Assessoria de Comunicação/IJSN |
Capa do livro. |
O livro foi organizado por iniciativa do IJSN, em parceria com o Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS). Pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa de renome nacional e internacional, sem vínculo com o Governo do Estado, participaram do projeto como observadores independentes.
Conteúdo
O livro – escrito por pesquisadores, professores, mestres e doutores em suas diversas áreas – é dividido em 13 capítulos relacionados à economia capixaba. A trajetória político-institucional recente do Espírito Santo é abordada pela professora doutora da Universidade Federal do Espírito Santo, Marta Zorzal e Silva.
Já Regis Bonelli, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Paulo Mansur Levy, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ambos do Rio de Janeiro, analisaram determinantes do crescimento econômico do Estado.
O comércio exterior do Espírito Santo foi descrito por Lia Valls Pereira, especialista em análise econômica do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, em parceria com o mestrando do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Diego Silveira Maciel. O professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, Gervásio Castro de Rezende, e o pesquisador do Ipea, Marcelo Nonnenberg, avaliaram o desenvolvimento da agropecuária capixaba.
A análise dos grandes projetos de investimentos do Espírito Santo foi feita por Roberto Iglesias, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, faz a abordagem da indústria do petróleo e analisa o caso do Espírito Santo. O petróleo e o desenvolvimento, as oportunidades e desafios para o Estado foram o tema escolhido por Adilson de Oliveira, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Samuel Pessoa, professor da Escola de Pós-Graduação em Economia da FGV, mostra o uso da renda petrolífera pelo Estado. A regulação e governança regulatória, o saneamento, a distribuição de gás canalizado e o transporte urbano são os assuntos escolhidos pelo pesquisador do instituto Brasileiro de Economia da FGV, Maurício Canêdo-Pinheiro
Outro assunto abordado pela publicação é a gestão fiscal capixaba de 2002 a 2008, escrito pela economista do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Sol Garson. Os pesquisadores do Ipea, Paulo Tafner – que explicou o sistema previdenciário brasileiro e as características do mesmo no Espírito Santo, além de fazer projeções para o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) – e Maurício Reis, que falou sobre o mercado de trabalho local de 1992 a 2008, também participaram do projeto.
Os técnicos e professores Ricardo Paes de Barros, Mirela de Carvalho, Samuel Franco, Rosane Mendonça e Andrezza Rosalém assinam o último capítulo do livro, que aborda a pobreza do Espírito Santo.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/IJSN
Andressa Moreno
27 3636-8066 / 9901-3294
Twitter: @ijsn