16/06/2017 17h31

Intercâmbio Sedu: estudantes selecionados tiram passaporte

Foto: Assessoria de Comunicação/Sedu

Os 100 estudantes selecionados pelo Programa Intercâmbio Sedu estão se preparando para embarcar para o Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Chile, onde vão aprimorar o conhecimento na Língua Inglesa ou Espanhola. Na tarde desta sexta-feira (16), eles foram até a Delegacia de Imigração da Polícia Federal para emissão do passaporte. A previsão é que os estudantes embarquem em agosto.

Os alunos dos polos do ‘Centro Estadual de Idiomas’ e da ‘Parceria com Conselho Britânico’ vão aproveitar a oportunidade de realizar os estudos em outro país, vivenciando outra cultura, a fim de expandir sua visão de mundo e desenvolver a fluência na língua inglesa ou língua espanhola aperfeiçoando as habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio da exposição direta à língua.

Nathan Rodrigues Braga Pereira, que foi selecionado e vai para o Canadá, acredita que a viagem lhe proporcionará diferentes conhecimentos. “Estou bem feliz, pois na hora de tirar meu passaporte deu tudo certo. Estou ansioso, mas também não paro de pensar em minha família que vai ficar aqui e na saudade que vou sentir. Mas sei que a experiência vai ser bastante proveitosa e que concretizarei tudo o que aprendi durante o curso”, afirmou.

O estudante Glauco Araújo, que vai para os Estados Unidos, contou que nunca viajou para fora do Brasil antes e essa é uma oportunidade única. “Está batendo uma imensa ansiedade, pois sei que com essa viagem, minha vida mudará completamente e que, ao chegar aos Estados Unidos, terei a oportunidade de me aprofundar na cultura deles. Além disso, pretendo voltar para lá depois do intercâmbio. A Sedu abriu as portas para que eu consiga realizar esse meu sonho. Só tenho agradecer e dizer que estou muito feliz com essa maravilhosa conquista”.

Já para Jéssica Schimith, que também vai para Canadá, hoje foi um dia de expectativa pela ansiedade de realizar um sonho. “Será minha primeira vez no exterior e vai ser muito importante. Espero adquirir um conhecimento cultural diferenciado, conhecer novas pessoas, aperfeiçoar a nova língua e praticar tudo que aprenderam. Minha família tá feliz por mim, pois poucos têm essa oportunidade que irá agregar valores curriculares fundamentais para o meu currículo”.

Para o estudante David Mariano de Oliveira Junior, agora começa a preparação, de fato, e a ansiedade só aumenta. Ao mesmo tempo em que não vejo a hora de viajar, fico com medo de acabar rápido. O processo seletivo foi difícil, mas muito legal, e o melhor é que a dedicação e o esforço para ter um bom resultado acabou melhorando o meu desempenho em todas as matérias na escola. Espero adquirir mais conhecimento do que é o mundo, conhecer nova cultura, pessoas novas, ser mais responsável e também levar nossa cultura para outro país”, disse.

Para o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, o Espírito Santo é um Estado internacionalizado. “Durante as outras edições não havíamos conseguido expandir para os estudantes do interior do Estado, agora, dos 100 estudantes, muitos que são do interior do Estado também já podem arrumar as malas e abraçar essa oportunidade única. Espero que aproveitem com sabedoria, vivenciando outra cultura e aprendendo cada vez mais”.

Programa de Intercâmbio

O Programa de Intercâmbio Sedu é uma ação realizada desde 2010, que tem como objetivo possibilitar aos estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que possuem bons resultados no curso, a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar o idioma. Desde o início, 373 estudantes já participaram do programa.

A maioria dos estudantes que participou do Programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e ou espanhol foi imprescindível para ingresso.

Centro Estadual de Idiomas

O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI), em 2009, para a oferta de língua estrangeira aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual com boas notas e frequência escolar. O objetivo é propiciar a oportunidade de aprendizagem do idioma para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário.

As atividades começaram com cursos de inglês em seis unidades no Estado – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Em 2012 foi iniciada a oferta de curso de espanhol nas unidades da Grande Vitória. Atualmente, os CEIs atendem 4.260 estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino.

Parceria com o Conselho Britânico

No curso de inglês do Programa de Aprofundamento de Estudos em Línguas Estrangeiras, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em parceria com o Conselho Britânico, os estudantes fazem o curso no contraturno de estudo ou aos sábados. A bolsa compreende o curso de Língua Estrangeira Learn English Pathways (LEP), que será desenvolvido na modalidade semipresencial. As aulas serão dadas por professores/tutores contratados pela Sedu.

Em 2015, a Sedu ofertou 1.600 vagas para estudantes de 31 municípios capixabas, em 33 escolas polo. O curso de inglês tem duração de dois anos, e é ofertado em escolas polo da rede estadual propiciando aos estudantes o desenvolvimento da língua inglesa por meio de aulas interativas e atividades online variadas com foco na comunicação. Os alunos participam de módulos semestrais com 40 horas de atividades online e 32 horas presenciais cada.

Assessoria de Comunicação/ Sedu

Vivian Camargo / Flávia Zambrone