07/12/2016 14h45 - Atualizado em 07/12/2016 14h40

Internos de Linhares participam de aulão preparatório para o Enem

Oitenta e quatro internos do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) tiveram a oportunidade, nessa terça-feira (06), de tirar dúvidas e reforçar a preparação para o Enem 2016.

As provas para pessoas privadas de liberdade serão realizadas na próxima semana, nas próximas terça (13) e quarta-feira (14).  

Os internos participaram de um aulão durante toda a tarde, que foi realizado em parceria com professores do Colégio Cristo Rei, de Linhares. Cinco professores trabalharam com os internos conteúdos de Biologia, Química, Física, Matemática e Redação.

O coordenador do pré-vestibular do colégio, Fabio Lino, explicou que os docentes resolveram questões com os detentos em sala de aula, deram dicas e tiraram dúvidas.

“Também doamos material didático, que ficará à disposição na biblioteca da unidade, para que eles possam treinar. Acreditamos que o estudo pode ajudar essas pessoas a transformar a vida delas, por isso foi muito gratificante poder contribuir. Nós aprendemos mais do que ensinamos. Esperamos repetir a experiência”.

O diretor da unidade, Antonio Manoel Lievore, destacou que o aulão foi bem recebido pelos internos e explicou que o objetivo desta iniciativa foi oferecer uma oportunidade para que os detentos possam ter um melhor desempenho no Enem. “A iniciativa para realizar o aulão partiu do setor de Psicologia e apoiamos a ideia, pois acreditamos que um bom resultado no Enem poderá oferecer oportunidades de mudança de vida para os internos”.

Enem 2016

Neste ano, 2.561 detentos, de 31 unidades prisionais, vão participar do Enem 2016. São 225 internos a mais do que no ano passado, quando 2.336 fizeram as provas.

Ao participar do Enem, os internos, assim como os outros estudantes, podem usar o resultado para obter bolsa estudantil, integral ou parcial, em instituições privadas de educação superior por meio do ProUni

Além disso, a nota obtida também poderá ser usada para o ingresso em instituições de ensino superior pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado também dá direito ao estudante de receber a certificação de conclusão do Ensino Médio, caso alcance a pontuação necessária.

Educação

Atualmente, o Espírito Santo possui cerca de 3,5 mil detentos estudando em salas de aula nas unidades prisionais, da alfabetização ao Ensino Médio, na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). O acesso à educação é oferecido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Enquanto a média nacional de pessoas privadas de liberdade estudando é de 10%, no Estado o índice é de 17,6%. A população carcerária atual é 19.836. Considerando apenas os detentos condenados, 25,4% são atendidos pela educação formal.

Redução de pena

Segundo a Lei de Execução Penal, o detento que estuda tem direito à remição da pena. A cada 12 horas de estudo, distribuídas em três dias, um dia da pena é reduzido.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard