29/09/2010 18h01 - Atualizado em 21/01/2019 16h00

Internos expõem trabalho artesanal na sede da Sejus

Termina nesta quarta-feira (29) a exposição de diferentes tipos de peças artesanais, produzidas durante oficinas terapêuticas nas unidades prisionais pelos Internos da Penitenciária de Segurança Máxima I (PSMA I) e da Casa de Custódia de Vila Velha (Cascuvv). A oficina, que teve início nesta terça-feira (28). acontece no Edifício Fábio Ruschi, localizado no Centro de Vitória. As peças estão à venda para os visitantes.

A atividade, explica o psicólogo da Penitenciária de Segurança Máxima, Thiago Moulin, “afasta os internos do ócio e os ajuda na ressocialização. Muitos fazem belas peças, mas quando entraram na unidade não sabiam nada. Além de preservar a saúde mental, o artesanato dá uma profissão aos detentos”, enfatiza o psicólogo.

Além dos servidores da Secretaria, familiares dos internos participam da exposição. É o caso da artesã Roselídia Moisés da Silva, 47, que veio conferir de perto o trabalho do filho. “Sou artesã e acredito que o dom está no sangue da família. Meu filho, mesmo preso, produz as peças, vendemos aqui fora e conseguimos um dinheirinho”, conta feliz.

O aposentado Edilson da Vitória, 65, também mostrou felicidade ao falar da transformação vivida pelo filho, interno da Casa de Custódia de Vila Velha. “O trabalho é uma forma de dominar a si mesmo. Meu filho hoje é outra pessoa, sem dúvida. E quando ganhar a liberdade, ele já disse que quer um terno, vai voltar a estudar, fazer faculdade e trabalhar”, explica.

A Secretaria de Estado da Justiça, por meio da Diretoria de Ressocialização do Sistema Penal, possui atualmente 1.250 internos trabalhando com benefício de remição de pena – a cada três dias em serviço, um é subtraído do total a ser cumprido – em 11 frentes de trabalho instaladas nas unidades prisionais.

Aos internos, já foram oferecidos cursos profissionalizantes de informática, costura industrial, eletricista básico, bombeiro hidráulico, gesseiro, entre outros, ministrados sempre por instituições respeitadas nacionalmente, como o Instituto Federal de Educação (Ifes) e o Grupo S (Sesc, Senac, Senai, Sesi e Senai).



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Sejus
(27) 3636-5732
Rafael Porto
(27) 9955-5426
rafael.porto@sejus.es.gov.br
Rhuana Ribeiro Albuquerque
(27) 9933-8195
rhuana.albuquerque@sejus.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard