23/08/2010 22h33 - Atualizado em 22/01/2019 14h20

Inverno: Domingos Martins bate recorde de temperatura

Na madrugada desta segunda-feira (23), foi registrada a menor temperatura do ano no Espírito Santo. Os termômetros marcaram 2°C em Domingos Martins. A última vez que fez tanto frio assim foi em julho de 2008, quando foi registrado 1,8°C na Região Serrana.

A previsão para os próximos dias é de tempo estável, com predomínio de céu claro e sem previsão de chuvas em todo o Estado. Entretanto, as temperaturas mínimas continuam baixas, ou seja, dias relativamente mais quentes e noites frias.

De acordo com a meteorologista do Incaper, Aline Oliver, o recorde de temperatura mínima no ano ocorreu devido ao recebimento da radiação direta durante o dia e perda brusca da mesma durante a noite. “O enfraquecimento da frente fria que atuou sobre o Estado na última semana, associado a um sistema de alta pressão que inibe a formação de nuvens, fez com que o tempo voltasse a abrir, com céu claro e abertura de sol no último final de semana. Isso ocasionou um gradativo aumento da temperatura durante o dia, mas as noites continuaram frias, causando uma grande amplitude térmica (diferença entre a máxima e a mínima). No domingo (22), a máxima foi de 24,5°C e a mínima de 2°C, uma amplitude de 22,5°C.

Portanto, devido à ocorrência de sol e céu claro durante o dia, a terra absorve muita radiação. À noite, essa radiação é devolvida para a atmosfera de maneira mais brusca, o que causa queda de temperatura”, explica Aline.

Nesta terça-feira (23), o sol aparecerá entre algumas nuvens apenas no litoral do Estado. As temperaturas devem variar entre 7°C e 24°C na região Serrana e entre 12°C e 28°C nas demais regiões.

Na quarta (24) e quinta-feira (25), o tempo segue firme e o capixaba terá céu claro em todo o Estado. As temperaturas devem variar entre 8°C e 26°C na região Serrana e entre 12°C e 28°C nas demais regiões.

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Paula Varejão
27) 9850-2210 / 3137-9868
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard