01/08/2010 12h00 - Atualizado em 23/01/2019 13h12

Investimentos na pecuária de leite rendem prêmio para agricultor familiar de Apiacá

O produtor rural Antônio Carlos de Oliveira é um exemplo de que investir em tecnologias e acompanhamento técnico pode gerar bons resultados.  O agricultor está na atividade há três anos, mas há um ano e meio resolveu modernizar sua propriedade, e teve como resultado um aumento de mais de 500 % na produtividade.

A mudança teve início em janeiro de 2009, quando firmou uma parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e implantou em sua propriedade uma Unidade de Referência em pecuária de leite.

Fotos Assessoria de Comunicação/Incaper

Propriedade da família Oliveira, com destaque para o curral e a área de pastagem.

“A Unidade de Referência serve como parâmetro para os demais produtores da região. O Incaper acompanha e presta assistência técnica ao produtor, que por sua vez se compromete a seguir as práticas adequadas de manejo do rebanho e cultivo das pastagens. O agricultor deve  anotar todas as atividades e gastos realizadas na propriedade, com o intuito de monitorar os resultados de maneira mais eficiente”, explica o extensionista do Incaper de Apiacá, Jarbas Teixeira.

Na época, o trabalho foi coordenado pelo então pesquisador do Incaper, José Arrnaldo Alencar, que é hoje superintendente do Ministério da Agricultura no Espírito Santo.

Investimentos

Antônio Carlos Pedrosa e sua esposa Cláudia Oliveira Pedrosa possuem uma propriedade de 38 hectares, em que a principal atividade é a pecuária de leite. Iniciaram a atividade em 2007, com uma produção de 30 litros de leite por dia. Hoje a produção chega a 200 litros diários.

Antônio Carlos, a esposa e o filho na propriedade

A partir da implantação da Unidade de Referência em janeiro de 2009, o casal implantou em 2 hectares da propriedade o pastejo rotacionado. A técnica consiste na divisão da área em diversos piquetes que recebem os animais de maneira rotacionada. A alternativa proporciona o melhor aproveitamento do espaço: enquanto a pecuária extensiva comporta 1 unidade animal por hectare, a técnica do pastejo rotacionado proporciona a alocação de 10 a 12 animais por hectare.  O casal está ampliando o pastejo rotacionado para 7,5 hectares da propriedade, por meio de financiamento do Banestes.

Antônio Carlos também investiu no melhoramento genético do rebanho. O produtor adquiriu 10 vacas matrizes (vacas com genética superior), para reprodução melhorada do rebanho.  Os recursos para tanto vieram do programa do Governo Federal, o Pronaf Mais Alimentos, por meio de empréstimo com condições facilitadas para o agricultor familiar

“O Incaper trabalha também no sentido de informar os produtores sobre  crédito rural e estimula os mesmos a utilizar desta alternativa para desenvolvimento da atividade agrícola”, explica Jarbas.

Além disso, o produtor passou a fazer parte do Programa de Melhoramento Genético da Secretaria Estadual de Agricultura, em que o Governo disponibiliza sêmen de qualidade para inseminação artificial de bovinos a preços subsidiados, além de orientações técnicas sobre o procedimento.

Ele também adquiriu um botijão de sêmen - recipiente para conservação do material genético - e implantou um núcleo de inseminação artificial, que atende a outros quatro produtores vizinhos.

De acordo com o coordenador do Programa de Pecuária do Incaper, João Anselmo Molino, a inseminação artificial contribuiu para o aumento da produtividade de leite, já que proporciona a melhoria genética do rebanho, com a utilização de sêmen de touros comprovadamente produtivos.

No dia  08 de agosto de 2009, foi realizado um Dia de Campo na propriedade,  com o objetivo de divulgar o trabalho realizado no local e estimular os pecuaristas da região a investir na melhoria das suas propriedades.

XVIII Concurso Leiteiro de Apiacá

Entre os dias 22 e 25 de julho o Incaper em parceria Prefeitura Municipal realizou o XVIII concurso leiteiro de Apiacá. Participaram 47 produtores do município concorrendo em três categorias: Produção de 20, 30 e 40 kg de leite. Na categoria 30 kg, o grande vencedor foi o agricultor familiar Antônio Carlos Pedrosa, que após tantos investimentos teve seu esforço recompensado com a premiação de uma moto 0 km.

O produtor junto com a esposa, o filho e o técnico do incaper, Jarbas Teixeira, junto com a moto recebida como premiação no concurso

O extensionista do Incaper, Jarbas Teixeira, explica que sai vencedora, neste concurso, a vaca que apresentar a média de retirada de leite mais próxima ao valor de cada categoria, em 8 retiradas, duas a cada dia. Segundo ele, o objetivo do concurso é motivar os agricultores a investir na qualidade da produção.

Produção em Apiacá

A economia básica no município de Apiacá é a pecuária de leite, com 220 produtores concentrados ao redor da sede do município. A cada 500 metros pode-se encontrar um curral de leite.

Com solos férteis e uma vocação para a atividade, o município apresenta 3.500 hectares de pastagem e produz quatro milhões de litros de leite por ano. Segundo o extensionista do Incaper, as novas gerações estão investindo para uma melhor remuneração na atividade e a participação de jovens na atividade já é marcante.

Assessoria de Comunicação/Incaper
Paula Varejão