Itaguaçu decreta Estado de Emergência por falta de água
Devido à baixa vazão do Rio Santa Joana, a Prefeitura de Itaguaçu decretou Estado de Emergência no município. O anúncio foi feito pelo prefeito Darly Dettmann, nesta quinta-feira (14), durante reunião com o diretor presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Leonardo Deptulski, o prefeito de Itarana, Ademar Schneider, e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Santa Joana, em Itaguaçu.
O município de Itaguaçu é um dos que mais sofre com a escassez hídrica no Estado e o abastecimento de água para a população já está comprometido. Durante a reunião, o Comitê do Santa Joana apresentou um Acordo de Cooperação Comunitária (ACC) onde alterna a captação de água no Rio Santa Joana entre os municípios de Itaguaçu e Itarana. Cada município poderá captar água durante três dias (alternados) por semana para irrigação e outros fins. A medida não vale para a captação direcionada ao abastecimento humano, que fica liberado.
Deptulski definiu a criação de um grupo de trabalho envolvendo a Agerh e os atores locais para que sejam feitas vistorias em toda a extensão do Santa Joana. “Vamos nos reunir novamente na próxima semana para criar um grupo de trabalho que vai acompanhar a situação do Santa Joana. Na Região Metropolitana da Grande Vitória ainda não há risco de racionamento. Tem chovido bastante e os rios Jucu e Santa Maria da Vitória, que abastecem a região, ainda mantém vazões suficientes. Mas em várias regiões, como aqui, em Itaguaçu, a situação é bem diferente, portanto, estamos restabelecendo o Cenário de Alerta”, disse.
Captação de água restrita
Desde a última segunda-feira (11), a Agerh lançou resolução reestabelecendo o Cenário de Alerta em todo o Estado e a captação de água para para fins que não sejam o abastecimento humano está proibida durante o dia, das 5 às 18 horas. A captação para irrigação ou produção industrial, por exemplo, somente poderão ser realizadas no período noturno.