27/08/2010 21h56 - Atualizado em 22/01/2019 14h02

IV Semana da Agricultura Familiar de Anchieta aborda a presença dos jovens na agricultura

Uma semana na escola, uma semana em casa. Esse é o método adotado pela Escola Família Agrícola de Olivânia, em Anchieta, como forma de estimular os jovens a colocar em prática os ensinamentos técnicos aprendidos em sala de aula sobre agricultura. Na escola os alunos aprendem, além das disciplinas peculiares de Ensino Fundamental e Médio, também noções de cultivo no campo.

“A grande maioria dos alunos da escola são filhos de agricultores. O método de alternância estimula os jovens a continuar a atividade da família. Além disso, o conhecimento dos estudantes é transmitido aos pais, promovendo a melhoria da produção local”, afirma o diretor da escola, Feliz Meriguete.

A Escola Família Agrícola de Olivânia é uma das participantes da Feira da IV Semana da Agricultura Familiar de Anchieta, que teve início nesta quinta-feira (26), na Praça São Pedro, no município. O evento prossegue até domingo (29), e é uma realização da Prefeitura de Anchieta, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Anchieta e Piúma (STRAP) e o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

A abertura oficial contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o secretário de Agricultura, Enio Bergoli, o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o prefeito Edival Petri, entre outros.

Com o tema “Juventude rural, um campo de possibilidades”, a edição de 2010 da Feira pretende fazer uma reflexão sobre o papel do jovem na agricultura e estimular a permanência dos mesmos no meio rural.

De acordo com o secretário Enio Bergoli, a agricultura familiar, modo de produção mais presente no Espírito Santo, tem como característica principal a presença de toda a família no trabalho do campo. Dessa forma, os jovens são de suma importância para a manutenção desse modelo de produção.

Para o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, os atrativos urbanos, como indústria, comércio, diversão, facilidades, educação são fatores determinantes para o jovem sair do campo em direção à cidade. Por isso, é necessário criar mecanismos de incentivo aos jovens e promover a melhoria da qualidade de vida no campo.

Para tanto, neste sábado (28), das 8 às 14 horas, será realizado o seminário de jovens rurais a fim de que a juventude de Anchieta e de outros municípios vizinhos possam debater sobre a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico, ambiental e social da região, e principalmente sobre a permanência dos jovens nessa atividade.

A programação também oferece visitas técnicas sobre adequação ambiental e aquicultura, uma visita turística para conhecer os empreendimentos de agroturismo implantados no município, oficinas de sacolas com material reciclado e demonstrações de confeitaria e arte floral na Praça São Pedro. As atividades são gratuitas e abertas ao público da feira.

Além disso, a feira conta com estandes que representam as comunidades e associações de Anchieta, para a exposição de artesanatos, flores e equipamentos agrícolas e também para a comercialização de produtos in natura e agroindustriais, todos produzidos na cidade do litoral sul do Espírito Santo. Os visitantes poderão degustar mel, doces de fruta, milho, coco, geleias, licores e muitos outros produtos produzidos pelos agricultores da região.

A artesã Ana Maria Rebelo Nunes está exponto na feira produtos feitos à base de fibra de taboa, produzidos pela associação de Anchieta ‘Naboa’. Segundo ela, o grupo, composto por 12 pessoas, já consegue comercializar a produção para diversas partes do Brasil e também para o exterior, entretanto a associação ainda não é muito conhecida em Anchieta. “A feira é uma oportunidade para divulgarmos nosso trabalho para nossa região”, afirma.

Uma das novidades desta edição é a Feira Livre da Agricultura Familiar (que acontece todos os sábados, na Praça São Pedro) e que fará parte da programação desta Semana. A feira terá também uma área destinada às comidas típicas das etnias predominantes em Anchieta

Assessoria de Comunicação do Incaper
Paula Varejão