16/04/2021 16h58 - Atualizado em 19/04/2021 12h59

Jacqueline Moraes destaca vacinação de professores na reunião do Fórum de Vice-Governadores

Foto: Leandro Braga/Vice-Governadoria

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, participou, nesta sexta-feira (16), da reunião on-line do Fórum de Nacional de Vice-Governadoras e Vice-Governadores. O encontro discutiu a situação emergencial para aquisição e distribuição de vacinas contra o novo Coronavírus (Covid-19) e de medicamentos usados para os pacientes em Unidades de Terapias Intensivas, os chamados “ kits para intubação”.

Jaqueline Moraes lembrou que o Espírito Santo tem se destacado na aplicação das doses, ficando em quinto lugar entre os Estados que mais vacinam e distribuem as doses aos municípios. “Estamos, inclusive, antecipando grupos para a imunização utilizando doses da reserva técnica encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Com isso, antecipamos a vacina dos profissionais da educação e vamos vacinar, em seguida, os profissionais da segurança. Mesmo com poucas doses, o governador Renato Casagrande prioriza a educação, preocupado com a retomada das aulas e a proteção dessa importante categoria”, disse.

A próxima reunião ordinária do Fórum está prevista para acontecer na segunda semana de maio, e será inserido o tema Meio Ambiente, por indicação da vice-governadora Jaqueline Moraes, com a aprovação de todos os vice-governadores presentes ao encontro. "Estou sugerindo esse tema em apoio à iniciativa 'Governadores Pelo Clima',  que tem o objetivo abrir canais de parcerias para promover a economia verde no continente. Temos que agir em conjunto com os nossos Estados, buscando impulsionar a regeneração ambiental, o equilíbrio climático, a redução de desigualdades e desenvolver cadeias econômicas de 'menos carbono' nas Américas”, destacou.

Participaram da audiência on-line, as vice-governadoras e vice-governadores de todos os Estados. Também estiveram no encontro a senadora Kátia Abreu; o deputado federal Luiz Antônio Júnior;  o senador Wellington Fagundes, a representante da Organização Pan Americana e Mundial de Saúde, Socorro Gross; o ministro substituto de Ciência e Tecnologia, Leonidas Medeiros e o secretário de Ações Estratégicas do Ministério de Ciência e Tecnologia, Marcelo Morales.

Kátia Abreu, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, falou sobre os esforços junto à comunidade internacional, como a articulação com os representantes dos Estados Unidos e da China, para que o Brasil consiga ter acesso às vacinas. Enfatizou que o trabalho do Ministério das Relações Exteriores é fundamental neste processo e pediu à OMS que o Brasil receba um número maior de doses da vacina contra Covid-19, vindas do Consórcio Internacional Covax.

O presidente da Comissão de Controle Externo da Covid-19, na Câmara dos Deputados, deputado federal Dr. Luizinho, sugeriu que o critério de distribuição de vacinas pela Organização Mundial de Saúde leve em conta a gravidade da pandemia em cada País. O senador Wellington Fagundes informou que está atuando junto à Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aos Ministérios da Saúde, Agricultura e Ciência e Tecnologia, para que indústrias brasileiras de produção de vacinas animais possam aproveitar suas plantas e seus maquinários, no sentido de produzirem vacinas contra a Covid-19. O  ministro substituto de Ciência e Tecnologia, Leonidas Medeiros, e o secretário de Ações Estratégias deste Ministério, Marcelo Morales, apresentaram os investimentos que o Governo Federal tem feito para desenvolver vacinas com tecnologia nacional.

Participaram da reunião on-line os vice-governadores, vice-governadoras ou representantes dos seguintes Estados: Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Tocantins, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Piauí, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná , Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Íris Carolina Miguez
(27) 3636-1432 / 9971-2819
iris.carolina@vice.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard