23/05/2019 17h43 - Atualizado em 23/05/2019 17h44

Jaqueline Moraes participa do desfile cívico-militar em comemoração aos 484 anos de Vila Velha

Foto: Leandro Braga

A vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes, participou na manhã desta quinta-feira (23) do desfile cívico-militar em comemoração aos 484 anos da Colonização do Solo Espírito-santense, em Vila Velha. Ela representou o governador Renato Casagrande, que participou da abertura do evento e teve que se ausentar em função de compromissos em Brasília-DF. No palanque, a vice-governadora assumiu o comando de toda a programação do tradicional desfile.

Em seu discurso, Jaqueline Moraes lembrou a tradição de Vila Velha ser o berço do Espírito Santo e lamentou o sofrimento dos moradores do município em consequência das fortes chuvas que atingiram a região da Grande Vitória no último final de semana.

“Quero dizer, em nome do nosso governador Renato Casagrande, que sinto muito pela dor das pessoas com as enchentes em todo o Estado, mas principalmente em Vila Velha. Posso dizer que sei bem o que isto porque moro próximo ao Rio Formate e os alagamentos também acontecem no meu bairro. O que é lamentável é que todos os recursos que foram captados pelo nosso governador, em seu mandato em 2013, ficaram engavetados em forma de projetos por quatro anos, sem condições de serem executados”, lembrou.

De acordo com a vice-governadora, o Governo do Estado trabalha hoje em parceria com a Prefeitura de Vila Velha para construir uma forte parceria de trabalho. “Digo que é possível construir uma agenda centrada na boa política, ouvindo as pessoas e as lideranças. Uma política de diálogo, que converge com os anseios da sociedade”, reforçou.

Jacqueline Moraes ainda aproveitou o momento para falar sobre o seu papel como primeira mulher negra a assumir a Vice-Governadoria no Estado. Segundo ela, com base nesta representatividade, “não poderia deixar de falar daqui de Vila Velha, o local onde tudo começou, que como representante das mulheres no centro do poder tenho compromisso com elas”.

A vice-governadora citou o programa Agenda Mulher, que trata da formulação de políticas públicas para as mulheres através do empreendedorismo. “Vamos concentrar todos os nossos esforços pelo fim da violência doméstica. Pelo fim do feminicídio, pelo fim da violência que acontece dentro dos lares, no seio das famílias, onde os homens violentos foram formados por uma sociedade patriarcal e machista. E nos, teremos agora, que cuidar destas mulheres dentro do Governo do Estado. E vamos sim, fazer um governo com justiça social e proteção social”, disse.

Depois do discurso, Jaqueline Moraes seguiu com o prefeito de Vila Velha Max Filho e demais autoridades para fazerem a entrega de condecorações e honrarias a personalidades e autoridades das mais diversas áreas profissionais.

Desfile

A programação do desfile cívico-militar continuou por toda a manha com uma homenagem a 17 municípios capixabas feita por 28 escolas municipais. Doze bandas escolares também participaram do tradicional desfile, que teve como tema: “Capixaba, muitas culturas, uma história”.

Pela primeira vez, quatro helicópteros do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), da Secretaria de Estado da Casa Militar abriram o tradicional desfile.  As aeronaves sobrevoaram o local do desfile no Centro de Vila Velha, jogando pétalas de rosas pela avenida.

Assessoria de Comunicação Vice- Governadoria
Iris Carolina