Joana Herkenhoff reúne poemas no livro 'Retratos com o tempo'
Depois de ser lançado na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, o livro “Retratos com o tempo”, de Joana Herkenhoff, publicado pela Editora Cousa, tem lançamento oficial no Espírito Santo nesta terça-feira (20), às 19h, no Brizz, um novo espaço cultural localizado na Enseada do Suá, em Vitória.
Além de sessão de autógrafos com a autora, o evento terá como atração uma performance com a atriz e poeta Suely Bispo e contará com a presença da Combiousa, centro cultural itinerante da editora, que serve como ponto de leitura, comercialização e promoção de atividades artísticas.
Publicado com recursos do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), por meio do edital de produção literária da Secretaria da Cultura (Secult), o livro “Retratos com o tempo” está dividido em três partes e reúne poemas escritos ao longo dos anos por Joana Herkenhoff, autora, professora e pesquisadora mineira radicada no Espírito Santo.
Com temáticas variadas, que vão desde lembranças da infância a memórias do período de isolamento social, os textos têm em comum o desejo de captura do tempo por meio da poesia. “São poemas-capturas, que flagram o instante, ensejam congelar imagens e cenas de viagens, tempos, mudanças. São poemas-memória”, afirma a escritora.
Segundo ela, os poemas foram concebidos em diferentes momentos de sua trajetória, mas grande parte deles foi escrita em 2021, no período mais duro da pandemia de Covid-19. Entre esses poemas, destaca-se “Quarentena”, que aborda esse “tempo injusto, dado a poucos, subtraído de muitos”.
Apesar da presença dos poemas que, nas palavras da escritora, “insurgem contra o inexorável do tempo e da morte”, é a vida a tônica da obra – que se apresenta como um verdadeiro relicário de afetos que guarda em suas páginas notas de nostalgia, humor, ironia e poemas que soam como cartas de amor. Muitos deles, inclusive, com data e destinatário, como “Manoel”, poema que integra também a coletânea “Prêmio Off Flip 2014”.
“Datar e fazer as dedicatórias foi uma escolha para esse guardar, que é também compartilhar”, explica Joana. A decisão reflete não apenas a trajetória da escritora na literatura, como também as referências das quais se nutre, indo ao encontro da concepção de Conceição Evaristo – uma das poetas que a inspiram – de que a literatura negra é um lugar de memória.
Para Joana Herkenhoff, o lançamento da obra representa a concretização de um antigo sonho que teve de ser adiado em razão das múltiplas jornadas. “Sempre desejei me dedicar mais à escrita e publicar meus poemas, o que não consegui até então priorizar, sobretudo devido ao ritmo de trabalho, estudos, família, a vida, enfim, que para nós, mulheres, segue nos desdobrando e assim nos levando a adiar, quando não a abandonar sonhos e projetos. Não é por acaso que a despeito de muita luta e não desprezíveis conquistas, as mulheres escritoras seguem minoria no mercado editorial e na cena literária”, ressalta.
Com a publicação de “Retratos com o tempo”, a escritora deseja contribuir para a diversidade cultural artística local, ao fortalecer a representatividade feminina na cena literária do Estado, e fazer o mesmo que Evaristo e outras poetas fizeram por ela: “Encorajar outras pessoas, em especial mulheres, a escreverem e publicarem seus escritos”.
Além dos versos de Joana Herkenhoff, o livro reúne desenhos a bico de pena da artista e escritora Penha Franzotti Donadello e prefácio do professor José Hélder Pinheiro, professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba.
Serviço:
Lançamento do livro “Retratos com o tempo”, de Joana Herkenhoff
Quando: 20/02 (terça-feira)
Horário: às 19h
Local: Brizz, Rua Judith Maria Tovar Varejão, 411, Enseada do Suá, Vitória
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br