03/03/2017 10h40

Jovem de Futuro: alunos da Escola Aristeu Aguiar participam de oficinas de Língua Portuguesa

A Escola Estadual Aristeu Aguiar, localizada no município de Alegre, promoveu um encontro de formação para o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) e uma série de oficinas de Língua Portuguesa. A ação – que faz parte do Programa Jovem de Futuro – teve como objetivo estimular um melhor desempenho da escola, aprimorando o ensino e garantindo o direito de aprender dos estudantes, a partir das avaliações realizadas dentro e fora da escola.

A formação e as oficinas foram realizadas pelo diretor do teatro Fernando Torres e pelo professor referência em Língua Portuguesa, Carlos Francisco Ola, que apresentou também os resultados obtidos com na Escola Monsenhor Miguel de Sanctis, de Guaçuí, com a realização dessas atividades no ano de 2016.

Dinâmicas e aula show animaram os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio, que de forma divertida puderam aprofundar os estudos em Língua Portuguesa. Para os próximos meses, a Escola Estadual Aristeu Aguiar já está preparando mais encontros para trabalhar outras disciplinas como Matemática, por exemplo.

Para o professor de Língua Portuguesa e coordenador do Programa Jovem de Futuro na escola, Maikom Joaquim Barbosa Ecard da Silva, o encontro tem como objetivo refletir sobre o monitoramento e avaliação a ser desenvolvida pela escola. “Também estabelecer metas e possibilitar por meios de atividades desafiadoras que utilizem os descritores do Paebes e que despertem o interesse e participação de nossos alunos”.

Para a diretora Maria Júlia Alledi de Campos, a proposta do Programa Jovem de Futuro possibilita desenvolver e criar estratégias. “Assim podemos diminuir as distâncias pedagógicas e tornar o trabalho do gestor escolar mais eficiente, criativo e produtivo, possibilitando trabalhar de forma integrada a matriz referência do Paebes”, ressaltou.

Jovem de Futuro

O programa Jovem de Futuro utiliza o conceito de Gestão Escolar para Resultados (GEpR). O projeto apresenta estratégias e instrumentos que tornam o trabalho do gestor escolar mais eficiente, criativo e produtivo. Seus princípios orientam para um trabalho com foco nos resultados positivos de ensino e de aprendizagem.

A principal maneira que o Jovem de Futuro propõe para efetivar a gestão focada em resultados na escola é a construção de um Plano de Ação, que é um importante instrumento para a materialização do planejamento participativo na escola. É por meio dele que a comunidade escolar traça o que é preciso fazer, de acordo com o seu diagnóstico, para alcançar os resultados esperados.

O programa é realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) com apoio do Instituto Unibanco, que é uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do conglomerado Itaú Unibanco, que tem como foco de atuação contribuir com a melhoria da qualidade da educação pública brasileira.

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo / Flávia Zambrone