14/08/2017 15h05

Jovem senador: inscrições terminam nesta sexta-feira (18)

Foto: Divulgação

Os estudantes que quiserem participar do programa Jovem Senador 2017 devem correr, pois as inscrições terminam nesta sexta-feira (18), às 23h59. Neste ano o tema escolhido foi “Brasil plural: para falar de intolerância”. Serão selecionados 27 finalistas, um por unidade da Federação, e a seleção consistirá em três etapas: escolar, estadual e nacional.

Na primeira, cada unidade de ensino participante seleciona uma redação e encaminha para a Sedu. Na segunda etapa, a secretaria seleciona os três melhores textos e encaminha para o senado federal. Na etapa final, as redações são avaliadas e selecionadas por uma comissão julgadora do senado. O resultado será divulgado até o dia 13 de outubro.

O projeto anual do Senado Federal tem como objetivo estimular nos estudantes a reflexão sobre política, democracia e exercício da cidadania. Podem participar alunos do Ensino Médio, com idade até 19 anos e que estejam regularmente matriculados nas escolas públicas estaduais e do Distrito Federal.

Jovem Senador

O projeto Jovem Senador é uma iniciativa do Senado Federal que leva a Brasília 27 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, vencedores de um concurso nacional de redação.

O tema de 2017 é “Brasil plural: para falar de intolerância”. As inscrições começaram em 1º de junho e terminam em 18 de agosto, período que as escolas terão para selecionar a melhor redação da unidade e encaminhá-la à Secretaria Estadual de Educação. As secretarias estaduais terão até 22 de setembro para enviar ao Senado as três redações finalistas. O Senado anunciará o resultado até 13 de outubro.

O primeiro colocado de cada estado e do DF representa a sua unidade da Federação em um mandato simulado de uma semana, com apoio da Consultoria Legislativa e da Secretaria-Geral da Mesa. Nesse período, eles apresentam e votam sugestões legislativas. Caso aprovada pelos estudantes, a sugestão é encaminhada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, que poderá acolher a ideia e transformá-la em projeto de lei.  Ao todo, nas últimas edições, 42 proposições atingiram esse status, das quais três já foram aprovadas pelo Senado e tramitam na Câmara dos Deputados.

Mais informações: www.senado.leg.br/jovemsenador/

Informações a Imprensa: