19/07/2010 14h35 - Atualizado em 24/01/2019 13h03

Jovens irão produzir vídeos durante capacitação no Parque Estadual de Itaúnas

Com o objetivo de desenvolver na Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, uma Mostra de Vídeos Ecológicos, será oferecida para os jovens da região uma oficina de iniciação em Produção Audiovisual. A capacitação é destinada aos jovens com idade entre 17 e 29 anos e as inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de julho, na biblioteca da sede do Parque Estadual de Itaúnas (PEI), localizado no município.

A oficina terá duração de um mês e meio e a previsão é que tenha início em agosto. Durante a capacitação, os jovens irão aprender noções sobre a produção de videoclipes, curtas e longas-metragens, filmes publicitários, entre outros, com o desenvolvimento de técnicas de filmagem e fotografia para produção audiovisual.

Os trabalhos desenvolvidos serão apresentados na Mostra de Vídeos Ecológicos, que faz parte do projeto TV Moqueca, premiado pelo Ministério da Cultura por meio do edital Programa Mais Cultura. As atividades contam com o apoio do PEI.

A Mostra visa a contribuir para a preservação da história local por meio de registros étnicos, artísticos e de manifestações culturais, com o intuito de fortalecer o potencial turístico da região e integrar os jovens da comunidade. A data para a realização da Mostra ainda não foi definida.

Parque Estadual de Itaúnas (PEI)

O Parque foi criado pelo decreto estadual nº. 4.967-E, em 8 novembro de 1991, e apresenta ambientes como a mata de tabuleiro, fragmento florestal em extinção no Espírito Santo, restinga, dunas, ambientes estuarinos de mangues, uma extensão expressiva do rio Itaúnas e a mais representativa região de alagados do Espírito Santo.

O bom estado de conservação destes variados habitats, aliado à grande diversidade de espécies vegetais, coloca a unidade como local de extrema importância para a manutenção de uma fauna riquíssima. Foram registradas mais de 414 diferentes espécies vegetais, 43 de mamíferos, 183 de aves, 32 de répteis, 29 de anfíbios e 101 de peixes.

O Parque abriga ainda 23 sítios arqueológicos, locais de concentração de vestígios de assentamentos humanos pré-históricos como pedras lascadas, cerâmica indígena e diversos artefatos da época da colonização. Tudo isso caracteriza a singularidade e importância da unidade. Em 1992, o Parque foi tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Área aproximada: 3.481 ha.

Localização: Município de Conceição da Barra, próximo à Vila de Itaúnas.

Serviço:

Oficina de Produção Audiovisual
Inscrições: Na biblioteca localizada na sede do Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra.
Período: Até 31 de julho.
Informações: (27) 3762-5196.



Informações à imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3136-3491 / 9977-1012 / 9972-4492
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard