01/10/2024 16h15

Jovens rurais de Cachoeiro de Itapemirim participam de fórum sobre cafeicultura

Com apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim (Efaci) realizou o II Fórum do Café Sustentável, no último dia 25 de setembro.

O evento teve como objetivo apresentar aspectos técnicos, econômicos, ambientais e sociais da cafeicultura aos alunos da unidade, localizada na Fazenda Experimental Bananal do Norte (FEBN), no distrito de Pacotuba, onde jovens do meio rural têm acesso gratuito ao Ensino Médio Integrado com o curso técnico em Agropecuária.

Cinco profissionais do Incaper ministraram atividades do fórum. O engenheiro agrônomo Marcelo Mello Lobato falou aos estudantes sobre o mercado do café, fornecendo orientações sobre como se destacar na atividade. A extensionista Patrícia da Matta, coordenadora do projeto Mulheres do Café, abordou o tema “Empoderamento das mulheres na cafeicultura”. Já o pesquisador André Guarçoni orientou os jovens sobre a importância da nutrição e da adubação para o sucesso da produção do café.

Os estudantes ainda aprenderam sobre o manejo da poda de ciclo do café conilon. O assunto foi abordado em palestra com a professora da Efaci, Uliana Ribeiro, atividade que foi seguida de uma demonstração de método de poda, conduzida pelo extensionista João Felipe Brites Senra e pela técnica Idalina Sturião Milheiros, em unidades demonstrativas na FEBN.

“Foi um evento muito proveitoso, em que apresentamos aos jovens a realidade da cafeicultura capixaba. Muitos deles são de famílias de produtores rurais, então é importante que eles conheçam as oportunidades de crescimento e vejam que é possível viver dessa atividade, permanecendo no campo e fazendo a sucessão familiar”, avaliou o extensionista João Felipe Brites Senra, que também participou da organização do fórum.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard