11/08/2010 18h51 - Atualizado em 22/01/2019 14h59

Jovens rurais participam de formatura na GranExpoES

Nesta quinta-feira (12) acontece a formatura de 308 alunos do Programa de Valorização da Juventude Rural, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), e todos irão receber os seus diplomas pela participação nos cursos de Qualificação Social e Profissional em Gestão da Propriedade Rural e Gestão da Unidade Pesqueira. A solenidade de formatura está inserida na programação da GranExpoES e acontece às 14 horas, no auditório 8 do Centro de Eventos Floriano Varejão, no Parque de Exposições de Carapina, em Serra.

Segundo a coordenadora do projeto, Célia Kiefer, o objetivo foi estimular o espírito empreendedor e o associativismo, qualificando profissionalmente esses jovens para a gestão de organizações familiares e de pequenos negócios, favorecendo o exercício da cidadania. De acordo com Célia no decorrer das atividades os alunos tiveram aulas de gestão, cidadania, legislação, técnica de produção, associativismo e cooperativismo e economia regional.

Além disso, os cursos contaram com uma disciplina inédita, a de “Projetos Técnicos”, visando à elaboração de um plano integrado e sustentável para a propriedade ou para a unidade pesqueira, possibilitando a geração de trabalho e renda, a conservação de valores étnicos, culturais e a utilização com responsabilidade dos recursos naturais.

O projeto foi realizado por meio de um convênio de cooperação técnica-financeira entre a Seag e o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes). Ao todo, os cursos tiveram uma carga horária de 250 horas/aula e investimentos de R$ 603.416,00. No decorrer dos trabalhos foi adotada a “Pedagogia da Alternância”, que reveza o tempo de aprendizagem na escola com o da convivência com a família. Dentre os 308 formandos, 279 fizeram o curso de Gestão da Propriedade Rural e 29 participaram do de Gestão da Unidade Pesqueira, resultando na produção de 243 Projetos Técnicos.

Programa de Valorização da Juventude Rural

O Programa de Valorização da Juventude Rural, coordenado pela Seag, atende aos jovens com idade entre 15 e 29 anos, de 49 municípios do Espírito Santo. Célia Kiefer destaca que o objetivo é articular esforços e ações comuns para a inclusão social juvenil rural no espaço público e privado, incorporando as sugestões provenientes de demandas para as políticas de cidadania direcionadas a essa categoria social. No Programa são realizadas ações educativas e culturais de incentivo à permanência dos jovens no campo e nas colônias de pesca.

O Programa também executa outros projetos como: “Fortalecimento de Núcleos Sociais de Jovens Rurais”, que realiza eventos de mobilização, organização e debates técnicos; a “Arte do Saber”, com o objetivo de oferecer aos jovens o acesso às novas tecnologias e informações; o “Rede Áudio Visual”, que tem por finalidade preservar os saberes da cultural local e favorecer ideias que possam se tornar empreendimentos audiovisuais; o “Plantando Árvores” e o “Colhendo Vida” com a intuito de sensibilizar os jovens para os processos produtivos sustentáveis, envolvendo-os na recuperação e conservação do meio ambiente e, por fim, o “Processos Produtivos Sustentáveis”, que prevê financiamentos de ações que  estimulem a iniciação científica e a capacidade de propor novas incursões nas práticas agropecuárias.

Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim