23/11/2010 01h11 - Atualizado em 16/01/2019 13h27

Juíza e promotor da Infância e Juventude de Cachoeiro de Itapemirim visitam novas unidades regionais do Iases

A juíza de direito da Vara da Infância e Juventude de Cachoeiro de Itapemirim, Viviane Brito Borille, e o promotor de justiça Jeferson Ribeiro, visitaram nesta segunda-feira (22), as novas unidades da Regional Sul do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizadas em Cachoeiro de Itapemirim. As obras estão concluídas e a previsão é de que elas sejam entregues até o final deste ano.

As instalações da Unidade de Internação Provisória e da Unidade de Internação da Regional Sul foram apresentadas aos representantes do sistema de justiça pela diretora presidente do Iases, Silvana Gallina; pelo arquiteto e assessor especial da Diretoria Administrativa e Financeira, Daniel Araújo; e pela equipe gerencial das Unidades Regionais e do escritório regional Sul.

Fotos/ Iases

Estão sendo investidos aproximadamente R$ 17,3 milhões na construção das Unidades da Regional Sul para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei. O investimento integra o Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos do Governo do Estado.

Serão disponibilizadas 150 vagas, sendo 60 de Internação Provisória e 90 de Internação, que contará com um programa de atendimento realizado em três fases – inicial intermediária e conclusiva – garantindo a movimentação do adolescente, de acordo com a execução da medida socioeducativa.

As Unidades da Regional Sul serão destinadas a demandas de atendimento socioeducativo de 41 municípios da Região Sul e Serrana. São eles: Afonso Cláudio, Anchieta, Alegre, Apiacá, Atílio Vivácqua, Alfredo Chaves, Bom Jesus do Norte, Brejetuda, Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Domingos Martins, Guaçuí, Itaguaçu, Itarana, Ibatiba, Iconha, Iúna, Irupi, Ibitirama, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Marataízes, Marechal Floriano, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Roque do Canaã, Santa Maria de Jetibá, São José do Calçado, Venda Nova do Imigrante, Guarapari e Vargem Alta.

O projeto arquitetônico das duas unidades do Sul ocupará uma área de 75 mil metros quadrados (m²), sendo 7.984,67 m² de área construída. As estruturas físicas contam com casas de alojamentos; escola; auditório; biblioteca; refeitório; salas de informática, de oficinas profissionalizantes e de atendimento social; sala de atendimento médico, psicológico e jurídico; quadra poliesportiva; e espaços para convivência familiar, comunitária e religiosa.

“As unidades regionais são requisitos previstos no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e objetivam o objetivam o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários do adolescente e de suas famílias em suas comunidades de origem”, disse.

Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol