15/06/2018 15h56 - Atualizado em 15/06/2018 17h06

Lançado edital de licitação para obra da Barragem do Jucu Braço Norte

Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

Com os investimentos na Barragem do Rio Jucu, adicionados ao Sistema de Abastecimento Reis Magos, já em operação, estará consolidada a segurança hídrica da Região Metropolitana da Grande Vitória. O edital de licitação para construção da barragem do Rio Jucu Braço Norte será publicado nesta sexta-feira (15). A represa será implantada na região conhecida como Vista Linda, entre os municípios de Domingos Martins e Viana, próxima à ponte da BR-262 sobre o Rio Jucu. O lago formado pelo barramento terá capacidade de armazenar 23 bilhões de litros de água, que servirão de segurança hídrica para o abastecimento direto de cerca de 64% da população metropolitana.

“Ainda hoje vamos rodar, em uma edição extraordinária do Diário Oficial, a licitação desta que será a maior barragem do nosso Estado. Atualmente estamos construindo 60 barragens em todo Estado. Essa irá proporcionar segurança de abastecimento nos próximos 30 anos para a Grande Vitória. Além disso, é uma obra conectada ao Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, que nasceu para conservação e preservação do meio ambiente. É um programa importante que tem o papel do estímulo à preservação”, analisou Paulo Hartung.

No evento realizado na tarde desta sexta, no Palácio Anchieta, participaram o Coral das Águas da Cesan e a banda da Polícia Militar.

Benefício

A represa contribuirá para aumentar a segurança e a reserva hídrica sobretudo nos municípios de Vitória (ilha), Vila Velha, Cariacica e parte de Viana. De acordo com Amadeu Wetler, presidente da Cesan, a barragem beneficiará um milhão e duzentos mil habitantes na Região Metropolitana da Grande Vitória, pois hoje, quando chove, o aumento do volume de água no rio não fica armazenado.

Foram elaborados o Relatório de Controle Ambiental (RCA), o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno da Barragem (Pacuera) e o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) e as demais ações necessárias para a licença prévia, já concedida.

As etapas seguintes do licenciamento preveem condicionantes para a obtenção da licença de instalação, além do processo de desapropriação, já em andamento. O espelho d´água do lago da barragem ocupará uma área de 14 hectares e a barragem terá 50 metros de altura.

A represa do Rio Jucu Braço Norte, juntamente com a gestão compartilhada da represa de Rio Bonito e a instalação do Sistema de produção de água Reis Magos, consiste numa resposta eficiente e rápida do Governo do Estado e da Cesan para toda a sociedade capixaba, tanto no enfrentamento da crise hídrica que assolou o Estado nos últimos quatro anos, quanto no abastecimento futuro.

O conceito básico do projeto é funcionar como sistema de acúmulo de água no período úmido para uso no período seco, ou seja, o lago deverá trabalhar como uma enorme caixa d´água para suprir as necessidades de abastecimento em períodos de forte estiagem.  

Os municípios de Serra, Fundão, parte continental do município de Vitória, Cariacica Sede e entorno sofrem ação direta do sistema Santa Maria e mais recentemente do sistema Reis Magos. No entanto, a interação entre os sistemas promove o fortalecimento do abastecimento de toda região.

 

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Márcia Brito

(27) 2127-5106 / 99865-5690

Raquel d´Ávila

(27) 2127-5073 / 999097311

Charley Fernandes

(27) 2127-5022

comunica@cesan.com.br

www.cesan.com.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard