LICC: Baile Voador celebra cultura carnavalesca com show do Olodum, bandas locais e ações formativas
.jpg?v=638797085684235530)
Um dos principais eventos carnavalescos do Espírito Santo, o Festival Baile Voador, chega à 11ª edição repleto de novidades para o público. Neste ano, a festa, que tradicionalmente ocorre durante o Carnaval de Vitória, será realizada no próximo domingo (13), das 14h às 22h, no Oásis Beach Club, na Praia de Camburi, em Vitória.
A programação será totalmente gratuita, com realização da Sagui Produções e da Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), do Governo do Estado do Espírito Santo.
A retirada gratuita de ingressos será disponibilizada ao público a partir desta terça-feira (08), às 12h, pelo LINK <
Os bilhetes devem ser apresentados obrigatoriamente, em versão digital, na entrada do espaço, juntamente com 1kg de alimento não-perecível. Os ingressos são limitados e sujeitos à capacidade do local, que comporta três mil pessoas.
Para quem ama se divertir com a explosão de cores, ritmos e alegria do festival, o 11º Baile Voador reunirá shows do Bloco Voador (banda), Bloco Coisa de Negres (banda), Bloco Afro Kizomba (banda), Bloco Subúrbio (DJ), Puta Bloco (DJ) e Bloco Kustelão (show da ressaca).
O show de encerramento será com a Banda Olodum. Fundada em 1979, em Salvador (BA), a instituição cultural se tornou icônica por sua atuação dentro do movimento negro brasileiro, em especial pelo combate ao racismo e pela luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas.
Os fãs podem esperar por sucessos do samba-reggae que marcaram a trajetória do grupo, como “Faraó – Divindade do Egito”, “Madagascar Olodum”, “Nossa Gente (Avisa lá)” e “Requebra”, entre outras canções que trazem a marca da ancestralidade africana presente no trabalho do Olodum.
Papel sociocultural
Nesta edição, o Baile Voador potencializa o seu papel sociocultural com a realização de um ciclo de ações formativas, que vão ocupar o HubES+, no Centro de Vitória, nesta quinta-feira (10), das 9h às 20h. As atividades visam fortalecer a cadeia produtiva do Carnaval de Rua de Vitória, em suas dimensões simbólica, cidadã e econômica, conforme destaca o fundador do Baile Voador e diretor da Sagui Produções, Bruno Lima.
“As ações formativas serão ofertadas de forma gratuita aos participantes, reafirmando o compromisso do Baile Voador com a democratização do acesso à formação e ao conhecimento”, afirma Bruno Lima.
A programação terá início com a Oficina de Podcast e Conteúdo Digital, a ser ministrada pelo diretor, editor e produtor audiovisual Estevão de Paula, das 09h às 12h. Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Estevão de Paula tem ampla experiência na criação e edição de podcasts, tendo atuado em diversos projetos digitais.
Serão destinadas 20 vagas exclusivas para jovens de comunidades periféricas da Grande Vitória, com foco em comunicação, mídias digitais e produção cultural. A prioridade será para candidatos matriculados em escolas públicas e residentes próximos ao Centro Histórico.
Das 14h às 17h, vai acontecer a Roda de Bate-papo com o tema “Desafios do Carnaval de Rua de Vitória”, coordenada pelo historiador Marcus Vinicius Sant’Ana. Mestre em Estudos Urbanos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e pesquisador da cultura popular capixaba, ele irá suscitar questões que possam vir a embasar políticas públicas e ações futuras de fortalecimento do Carnaval de Rua.
A atividade terá 20 vagas voltadas para moradores do Centro Histórico e outras regiões de Vitória, representantes de blocos tradicionais e coletivos culturais, estudantes, pesquisadores, profissionais de áreas culturais e sociais e o público em geral.
Diversidade e Cidadania
Encerrando o ciclo formativo, a ativista LGBTQIA+ Deborah Sabará apresentará a palestra “Respeito à Diversidade e Cidadania”, das 18h às 20h, tendo como público-alvo ambulantes cadastrados para atuação durante o evento e as equipes de segurança e limpeza contratadas pelo Baile Voador. Com 20 vagas, a atividade tem como objetivo sensibilizar e capacitar os participantes sobre temas relacionados à cidadania, inclusão social e respeito à diversidade racial, de gênero, sexual e religiosa.
Folia inclusiva
Para o diretor da Sagui Produções, Bruno Lima, a 11ª edição do Baile Voador mantém o objetivo de celebrar o samba, o batuque, os ritmos e as histórias carnavalescas do Carnaval de Vitória, ao passo em que amplia seu impacto artístico, social e econômico dentro do conceito de folia inclusiva. “Temos como premissa promover uma experiência cultural inclusiva, sustentável e conectada às tradições carnavalescas capixabas. A realização deste projeto representa um compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor cultural e com a promoção de um legado que fortaleça a identidade capixaba, conectando tradições a novas possibilidades de futuro”, analisa.
- PROGRAME-SE:
BAILE VOADOR 11ª EDIÇÃO - CARNAVAL 2025 COM A LICC
Data: 13 de abril (domingo)
Horário: das 14h às 22h
Local: Oásis Beach Club - Av. Dante Michelini, 3.810, Jardim Camburi, Vitória (ES), 29.060-236
- ATRAÇÕES:
Bloco Voador (banda)
Bloco Coisa de Negres (banda)
Bloco Afro Kizomba (banda)
Bloco Subúrbio (DJ)
Puta Bloco (DJ)
Bloco Kustelão (show da ressaca)
Banda Olodum
Bloco Voador Bloco Voador
- INGRESSOS:
A entrada é gratuita, com retirada de ingressos a partir desta terça-feira (08), às 12h, pelo site https://zig.tickets/pt-BR.
Os bilhetes devem ser apresentados obrigatoriamente, em versão digital, na entrada do espaço, juntamente com 1kg de alimento não-perecível. O montante arrecadado será doado a instituições sociais pela Sagui Produções. Ingressos limitados e sujeitos à capacidade do local, que comporta três mil pessoas.
Realização: Sagui Produções, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
- FORMATIVAS BAILE VOADOR 2025
Data: 10 de abril (quinta-feira)
Local: HubES+, Praça Costa Pereira, 30, Centro, Vitória (ES), 29.010-080
- Oficina de Podcast e Conteúdo Digital
Horário: 09h às 12h
Facilitador: Estevão de Paula Lopes, diretor, editor e produtor audiovisual, bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Vagas: 20 vagas exclusivas para jovens de comunidades periféricas da Grande Vitória, interessados em comunicação, mídias digitais e produção cultural. Será dada prioridade a candidatos matriculados em escolas públicas e residentes próximos ao Centro Histórico de Vitória.
Atividades: Introdução e planejamento de conteúdo; apresentação sobre a criação de podcasts, vídeos curtos e outros formatos digitais; orientação sobre definição de público, escolha de temas e criação de roteiros.
- Roda de Bate-papo com o tema: Desafios do Carnaval de Rua de Vitória
Horário: 14h às 17h
Facilitador: Marcus Vinicius Sant’Ana (foto), historiador, pesquisador da cultura popular capixaba e Mestre em Estudos Urbanos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Vagas: 20 vagas voltadas para moradores do Centro Histórico e outras regiões de Vitória; representantes de blocos tradicionais e coletivos culturais; estudantes, pesquisadores e profissionais de áreas culturais e sociais; e o público em geral, interessado em cultura popular e manifestações carnavalescas.
Atividades: Entre os tópicos do debate estão “O Carnaval como Identidade Cultural”; “Reflexões sobre o papel do Carnaval de Rua na valorização da cultura capixaba”; e “Impactos sociais do Carnaval”; entre outros.
Inscrições: pelo Instagram @bailevoador
Historiador Marcus Vinicius Sant’Ana Historiador Marcus Vinicius Sant’Ana
- Palestra com o tema: Respeito à Diversidade e Cidadania
Horário: 18h às 20h
Palestrante: Deborah Sabará, ativista LGBTQIA+ e coordenadora da Associação Gold - Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade do Espírito Santo.
Vagas: 20 vagas voltadas para ambulantes cadastrados para atuação durante o evento e equipes de segurança e limpeza contratadas pelo Baile Voador: 11ª edição - Carnaval 2025 com a LICC.
Atividades: Entre os tópicos da palestra estão “Introdução à Cidadania e Direitos Humanos”; “Diversidade e respeito no ambiente de trabalho”; “Prevenção de conflitos e mediação”; e “Sustentabilidade e conscientização ambiental”.
SOBRE O BAILE VOADOR:
Desde 2014, o Baile Voador se consolidou como uma das principais iniciativas culturais do Espírito Santo durante o período carnavalesco, promovendo valores como sustentabilidade, criatividade urbana e ocupação cultural dos espaços públicos. As dez edições do festival, realizadas no Clube Álvares Cabral, reuniram mais de 1 milhão de pessoas e trouxeram ao Estado artistas renomados como BaianaSystem, Gilsons e Orquestra Voadora. Ao mesmo tempo, o evento tem como premissa valorizar a atuação das bandas e músicos capixabas.
O Festival Baile Voador tem como objetivo revitalizar os espaços públicos e reforçar a identidade cultural do Espírito Santo, promovendo inclusão social e atraindo turismo para a região. O evento representa uma oportunidade de alavancar a economia local por meio do incentivo ao comércio, geração de empregos temporários e divulgação de artistas capixabas. Além disso, ao priorizar a sustentabilidade e a ocupação criativa dos espaços urbanos, o festival contribui para o fortalecimento da imagem positiva do município de Vitória como um polo cultural dinâmico e inovador do Estado do Espírito Santo.
SIGA O BAILE VOADOR:
Instagram: @bailevoador
YouTube: @bailevoador9528
- MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Assessoria JRSN - José Roberto Santos Neves
E-mail: neves-jose@uol.com.br
joserobertosantosneves@gmail.com
Instagram: @joserobertosantosneves e @assessoriajrsn
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br