25/07/2023 16h39

LICC: Festival de Cinema de Santa Teresa chega à sexta edição celebrando a diversidade do audiovisual brasileiro

De quinta-feira (27) até sábado (29), a região serrana do estado vai ficar movimentada com a intensa programação cultural do 6° Festival de Cinema de Santa Teresa (Fecsta). Além de inúmeras mostras de filme, o evento promove ainda rodas de conversa com cineastas, lançamentos de livros, palestras, shows musicais, desfile de moda, entre outras atrações. Tudo isso com entrada gratuita.

Os três dias de programação acontecem no Auditório do Senac, com atividades também na escadaria da Igreja Matriz e na quadra ao lado da sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. O festival também terá transmissão ao vivo pelo YouTube.

Ao todo, haverá cinco mostras competitivas com mais de 30 filmes de diferentes estados brasileiros, valorizando a diversidade da produção audiovisual nacional. As premiações vão contemplar as categorias de Melhor Filme de Ficção, Melhor Documentário, Melhor Animação, Melhor Filme Eleito pelo Júri Popular, duas Menções Honrosas e Melhor Filme Capixaba, que leva também um prêmio em dinheiro.

Angela Ro Ro (Alexandre Moreira/Divulgação)Angela Ro Ro (Alexandre Moreira/Divulgação) Angela Ro Ro (Alexandre Moreira/Divulgação)Com o tema “Água”, a programação do festival inclui ainda uma ação paralela de recuperação de uma nascente situada no bairro de Aparecidinha, realizada em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) de Santa Teresa. 

Também será inaugurada uma galeria de arte a céu aberto, com concepção da artista Gladys Raug, contendo peças interativas, disponíveis durante os dias de festival, e um mural permanente, produzido por Lucas Lubiana Gomes. 

Entre as atrações, destacam-se o teólogo e escritor Leonardo Boff, que apresenta a palestra “Água é para dar vida ou dar lucro?”, propondo discussões sobre o uso de recursos hídricos no contexto brasileiro.

O grande destaque musical é a cantora Angela Ro Ro, que sobe ao palco para encerrar a sexta edição do Fecsta. A artista vai apresentar seus grandes sucessos, revisitando obras importantes de seus mais de 40 anos de carreira. “Fiquei um bom tempo longe do Espírito Santo. Está será uma oportunidade muito boa para matar a saudade do público capixaba e conhecer Santa Teresa. Eu estou muito feliz de voltar”, afirma a cantora.

Realizado pela Satírica Filmes Produções, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult), e da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC), o 6° Festival de Cinema de Santa Teresa conta com patrocínio do Banestes, do Grupo Tristão e da EDP.

Serviço:

6° Festival de Cinema de Santa Teresa (Fecsta)

Quando: 27

Local: Auditório do Senac, em Santa Teresa

Entrada gratuita

Programação

27/07 (quinta-feira)

8h – Abertura e Mostra “A escola vai ao cinema”

14h30 – Roda de conversa com cineastas

16h – Lançamento de livros

17h10 – Mostra Augusto Ruschi

19h20 – Mostra Beija-Flor


28/07 (sexta-feira)

8h – Mostra “A escola vai ao Cinema”

14h30 – Roda de conversa com cineastas

15h30 – Palestra “Meio Ambiente”, com Alessandro Chackal

16h30 – Mostra Frenetica

18h35 – Exibição do documentário “Belchior: apenas um coração selvagem”

20h20 – Apresentação Coral da Ufes, na escadaria da Igreja Matriz

21h40 – Show com banda Colibri, na Rua do Lazer

29/07 (sábado)

9h – Passeio pelo Circuito Caravaggio

15h – Roda de conversa com cineastas

16h35 – Exibição do vídeo produzido no Laboratório de Produção Audiovisual

16h55 – Mostra Virgínia Tamanini

19h – Palestra “A água é para a vida ou para o lucro?”, com Leonardo Boff

20h10 – Personagem homenageada e premiação

21h – Desfile de moda conceitual inspirado no elemento água

22h20 – Show com Angela Ro Ro

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583 

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard