Literatura e difusão no assentamento Treze de Maio, em Nova Venécia
A leitura e a produção da escrita são complementares como forma de desenvolvimento social. Uma ação que está ampliando esse conhecimento é o Corredor da literatura inter-assentamentos da Reforma Agrária, uma iniciativa da Editora Cousa que está visitando assentamentos rurais em vários municípios do Estado. Neste sábado, dia 29 de julho, os jovens do assentamento Treze de Maio, no município de Nova Venécia, receberão o escritor Saulo Ribeiro e o designer e produtor editorial Gustavo Binda para mais uma etapa do projeto. Durante todo dia ocorrerá oficina de produção literária, além de aprender a utilizar ferramentas digitais simples e gratuitas para editorar textos e criar formas de difusão do conteúdo.
O projeto foi selecionado no Edital Edital 006 - Incentivo à Leitura, do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Este tipo de iniciativa tem como objetivo desenvolver e potencializar o estímulo à leitura, a formação de leitores e difusão da produção literária, em especial a capixaba, por meio do acesso a livros, oralidade e outras mídias.
A oficina já ocorreu no assentamento Zumbi dos Palmares, em São Mateus. Lá houve intensa produção de textos e nasceu o jornal Voz de Palmares, com edição de 100 exemplares, impressos em impressora caseira e distribuídos dentro do assentamento.
O projeto, coordenado por Natielly Nobre, da editora Cousa, e acompanhado por Joselma Pereira, representante do MST, finaliza as oficinas em agosto, tendo como destino final o assentamento Sezínio Fernandes de Jesus, em Linhares. Um livro reunindo toda produção dos jovens será publicado pela Cousa e lançado nos assentamentos.
Mais Informações:
Natielly Nobre: 27 – 999589142
Assessoria de Comunicação da Secult
Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Texto: Danilo Ferraz