30/10/2020 10h47

Livro aborda importância da análise de custos da agricultura familiar

Para que o produtor rural tenha sucesso na tomada de decisões e no planejamento das atividades na propriedade, a análise de custo da agricultura familiar é fundamental. Por esse motivo, o livro intitulado “Custos na Agricultura da Região Serrana do Espírito Santo” aponta de que forma é possível obter melhores retornos econômicos com a implantação de diferentes culturas.

A editora técnica do livro é a engenheira agrônoma e pesquisadora do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Andréa Ferreira da Costa. Ela explicou que a ideia de criar a publicação surgiu quando ministrou aulas de orientação de trabalho de conclusão de curso para alunos de Administração e Ciências Contábeis, da Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni)

“Observei que quase não haviam informações de custos dessas culturas para região e, portanto, convidei alguns alunos a apresentarem os seus trabalhos com enfoque nas análises de culturas agrícolas”, explicou a pesquisadora.

De acordo com Andréa Costa, é preciso fazer que o produtor entenda a importância da análise de custos antes da instalação da cultura e o ciclo da cultura, para que se possa obter melhores resultados econômicos. “A maioria dos agricultores resolve trabalhar com as diferentes culturas de acordo com preço de venda, imaginando um possível retorno, ou pela facilidade do manejo. Entretanto, normalmente não tem conhecimento dos custos envolvidos na produção”.

“Alguns agricultores que trabalham com cultura perene até fazem cálculos de gastos com insumos, mas não incluem a mão de obra ou depreciação de equipamentos que usam, como resultado acabam gastando mais do que imaginavam e não têm o retorno esperado. Dessa forma, é preciso fazer com o que o produtor entenda a necessidade da análise de custos para ter retorno com a cultura implantada e ainda poder reinvestir na propriedade”, frisou a pesquisadora. 

Cada capítulo do livro tem como o primeiro autor um aluno da faculdade, mas a construção dessa publicação também contou com a colaboração de pesquisadores do Incaper, além de profissionais de instituições como a Faveni, a Faculdade Pitágoras, a Prefeitura de Municipal de Venda Nova do Imigrante e a empresa Syngenta.

Texto: Tatiana Toniato Caus (GTTC)

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / 9865
andreia.santos@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard