13/09/2024 14h48

Livro ‘Fapes 20 Anos: História, Evolução e um Olhar para o Futuro’ está disponível em formato digital

Em duas décadas de atuação, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), investiu mais de R$ 1 bilhão no fomento da Ciência, Tecnologia, Inovação (CT&I) e Extensão capixaba! Essa e outras conquistas da trajetória da Fapes em seus 20 anos de trabalho, celebrados em junho de 2024, estão no livro “Fapes 20 Anos: História, Evolução e um Olhar para o Futuro”, lançado pelo Governo do Estado no mês do aniversário da Fundação.

Agora, os beneficiários e parceiros da Fapes, além das pessoas interessadas em conhecer de forma detalhada a história da Fundação, já podem ler a versão digital do livro. O e-book está disponível para acesso clicando aqui.

No e-book, o leitor vai conhecer os destaques e avanços para CT&I que o Governo do Estado proporcionou para o Espírito Santo, por meio da Fapes. Na inovação, a Fundação apoiou financeiramente, por meio de subvenção econômica, aproximadamente 2 mil projetos de inovação de empresas, entre elas muitas startups.

Para a formação de recursos humanos nas áreas de CT&I, a Fapes disponibilizou cerca de 17,7 mil bolsas de diversas modalidades: iniciação científica júnior para estudantes do Ensino Básico, iniciação científica para alunos da graduação, além de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

No Programa Nossa Bolsa, mais de 20 mil alunos foram contemplados com bolsas de estudo para graduação sem custo em faculdades particulares. Na pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mais de 13 mil projetos de CT&I, mas mais diversas áreas, foram apoiados pela Fapes ao longo dos seus 20 anos de trajetória. São avanços significativos do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação capixaba.

“Este livro celebra duas décadas de conquistas em ciência, tecnologia e inovação produzidas pelos Capixabas. A própria construção desse material contou com a participação de pessoas que contribuíram com essa bela história. E agora com a disponibilização da versão digital do livro, queremos que essa história de 20 anos chegue ao conhecimento de mais pessoas.”, declarou o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão.

O e-book tem 150 páginas divididas em quatro capítulos:

• Ciência, Tecnologia e Inovação no Espírito Santo: Contexto e História;
  • Uma Trajetória para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico e da Inovação;
  • 20 anos de ações de fomento (Pesquisa, Difusão do Conhecimento, Capacitação em Recursos Humanos, inovação e Extensão);
  • Construção do futuro.

Serviço:

Clique aqui e acesse o e-book

Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno