15/07/2010 20h30 - Atualizado em 24/01/2019 13h19

Lula e Hartung celebram no Espírito Santo início da produção sistemática no pré-sal

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Paulo Hartung participaram, nesta quinta-feira (15), da cerimônia alusiva à coleta do primeiro óleo da camada pré-sal do Campo de Baleia Franca, o primeiro poço do pré-sal a produzir em sistema definitivo no Brasil. A cerimônia foi realizada no início da tarde, a bordo do navio plataforma FPSO Capixaba, que está localizado no Parque das Baleias, litoral capixaba.

O presidente Lula chegou ao aeroporto de Vitória às 10 horas e foi recebido pelo governador Paulo Hartung. Lula estava  acompanhado do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli,  do ministro das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e do ministro da Comunicação Social, Franklin Martins. Após uma reunião na Sala VIP do aeroporto, Lula e Hartung seguiram de helicóptero para o navio plataforma.

Após a cerimônia no navio plataforma, Lula e Hartung retornaram para o aeroporto de Vitória, onde foi realizado um evento.

Localizado a 85 quilômetros da cidade de Anchieta (ES), o poço de Baleia Franca (6-BFR-1-ESS) pertence ao Complexo Parque das Baleias e, de acordo com a Petrobras, começará a produzir cerca de 13 mil barris de petróleo leve por dia, chegando à produção de 20 mil barris por dia ainda este ano.  Para isso, a empresa utilizará novas soluções tecnológicas que permitem a melhoria da eficiência operacional, o que representa um novo passo no desenvolvimento dos reservatórios do pré-sal.

Ainda segundo a Petrobras, o evento marca o início da produção a bordo da Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência de Petróleo (FPSO) Capixaba, que operará no local, e que faz parte do Projeto de Desenvolvimento Integrado de Cachalote e Baleia Franca, permitindo a interligação dos dois campos. 

A previsão da Petrobras é que, até o final de 2010, a plataforma esteja interligada a seis poços produtores e três injetores, alcançando seu pico de produção em dezembro deste ano com expectativa de volume de 100 mil barris de óleo por dia e 1,35 milhões de metros cúbicos de gás natural.

A Petrobras já vem produzindo na camada pré-sal, em caráter de teste, desde setembro de 2008, no campo de Jubarte. A extração começou pelo Espírito Santo, pois as condições no mar capixaba são as mais favoráveis.

Léo Nunes / FSB

O evento marca também o início da produção de petróleo na camada pós-sal no campo de Cachalote, também no Parque das Baleias.

Léo Nunes / FSB

Veto

Durante a reunião que teve com o presidente Lula, o governador Paulo Hartung reiterou o pedido para que o presidente vete a emenda do senador Pedro Simon ao projeto de Lei que redistribui os royalties do petróleo entre todos os estados da federação. A emenda é inconstitucional e traz graves prejuízos para os estados e municípios produtores.

Com base na produção atual do Espírito Santo a estimativa é que as perdas para os cofres do Estado sejam superiores a R$ 500 milhões.

A emenda prevê a distribuição igualitária dos royalties arrecadados com a produção de petróleo e gás, tanto do pré-sal quanto do pós-sal, dos contratos em vigor e dos futuros contratos, entre todos os Estados e municípios brasileiros.

A expectativa é que a emenda seja votada pela Câmara dos Deputados após as eleições. O governador Paulo Hartung acredita que com o veto do presidente o debate quanto à distribuição dos royalties possa ser restabelecido com equilíbrio, atendendo aos interesses tanto dos estados e municípios produtores quanto dos não produtores.



Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
(27) 9941-3723
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard