19/09/2017 15h09

Maestro Helder Trefzger receberá homenagem em sessão solene na Assembleia Legislativa

Em comemoração aos seus 25 anos como regente da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), o maestro Helder Trefzger vai receber nesta quarta-feira (20), às 19 horas, uma homenagem por seus anos de dedicação e amor à música clássica. Em forma de sessão solene, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). O evento é aberto ao público.

Conheça um pouco da trajetória do maestro

Nascido no interior do Mato Grosso do Sul, Helder Trefzger – maestro titular da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) – não tinha uma tradição musical em sua família. Mas, aos 10 anos, sentiu um desejo enorme de mergulhar no universo da música erudita. Logo aprendeu a tocar violino e outros instrumentos de sopro, e depois participou da banda de música de Campo Grande (MS). Aos 16 anos, decidiu levar a sério a sua escolha e comunicou para sua família o desejo de estudar música. Mesmo sem muito incentivo, seguiu seu sonho e iniciou seus estudos em Música-Regência na Universidade de Brasília (UnB), onde teve aulas complementares com grandes mestres de Moscou, Manhattan e Roma.

Durante sua carreira musical, Helder ganhou bolsas de estudos no curso “The Moscow Conservatory in América”, em New Jersey e estudou com o maestro Francesco La Vecchia, no Festival de Anxio, na Itália. No Brasil, sua carreira se estende para vários estados, onde dirigiu como maestro convidado em importantes orquestras, como a Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica de Minas Gerais, dentre outras. Fora do Brasil, Helder regeu orquestras em Portugal, Itália, Polônia e Bulgária.

Desde que assumiu, há 25 anos, a Orquestra Sinfônica do Estado, Helder vem realizando uma extensa programação, com as séries ‘Concertos Sinfônicos’, ‘Concertos Didáticos’ e ‘Orquestra nas Escolas’, onde já apresentou a música clássica a mais de 40 mil crianças, Os projetos ‘Orquestra nas Ruas’ e o ‘Concertos para as Famílias’, que acontece nas manhãs de domingo também são de grande sucesso, pois mostram de maneira didática, para bebês, crianças e adolescentes, os instrumentos e seus sons peculiares. O último projeto de enorme repercussão de público e mídia é o “Rock Sinfônico” que já está caminhando para a sua terceira temporada no Teatro Carlos Gomes.

Serviço:

Sessão Solene em Homenagem ao Maestro Helder Trefzger