19/05/2017 17h05

Maio Amarelo: público participa de ação do Detran|ES em shopping de Cariacica

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) levou as atividades de educação de trânsito para dentro do Shopping Moxuara, em Cariacica, nesta sexta-feira (19). A ação faz parte da programação do órgão para este mês durante a campanha do “Maio Amarelo”.

 

As agentes do Detranzinho, (o espaço de educação do órgão) convidaram o público a participar da “Transitolândia", um grande jogo de tabuleiro com perguntas e orientações sobre comportamento no trânsito, em que os participantes respondem às questões propostas para avançar no jogo.

 

Os amigos Carlos Vinícius Benencá, de 13 anos, José Carlos, de 14, Luiz Gustavo e Cleber, de 16 anos, estavam passeando no shopping e pararam para participar da atividade. “Gostei muito e aprendi muitas regras que não sabia. Eu ainda não dirijo, mas tenho que saber as regras de trânsito mesmo como pedestre e também para quando eu começar a dirigir”, disse Carlos Vinicius.

 

As estudantes Taiza Nonato da Silva e Stefane Gomes, de 17 anos, estão perto de tirar a habilitação e gostaram de participar da brincadeira. “Tento fazer tudo certo quando estou andando na rua como pedestre. Gostei de aprender tantas dicas”, comentou Taiza.

 

No sábado (20) e no domingo (21), as ações do Detran|ES continuam no Shopping Moxuara com um estande de atividades interativas que vão conscientizar o público sobre as boas práticas para um trânsito mais seguro.

 

A ação vai convidar o cidadão a interagir em espaços que tratam dos seis temas que direcionam as ações do “Movimento Rua Coletiva”: excesso de velocidade, associação de bebida alcoólica e direção, uso do celular e o não uso de capacete, do cinto de segurança e de cadeirinha para crianças.

 

O público poderá conhecer o modelo de cadeirinha adequada para cada faixa etária da criança, vão assistir a um mecanismo que demonstra de maneira simbólica a fragilidade da nossa cabeça e a im­portância do uso do capacete, irão participar de uma experiência que simula uma colisão veicular e a necessidade do uso do cinto de segurança e participarão de atividades como: o uso de óculos especiais que distorcem a visão para mostrar os riscos de dirigir sob efeito do álcool, tentar jogar um game de perguntas e respostas com fones de ouvidos com áudio que desconcentram o participante e testar os limites de velocidade em um circuito de arame.

 

As ações de educação de trânsito continuam durante todo o mês. Confira aqui o cronograma de ações do Maio Amarelo. 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Christiano Mattos

3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br

Fabricia Borges

3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br

Fátima Negrelli

3137-2627 – fatima.negrelli@detran.es.gov.br

Zu Coelho

3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br

Texto: Fabricia Borges

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard