Mais de 100 mil alunos fazem provas do Paebes
Nesta quinta (28) e sexta-feira (29), a Secretaria de Estado da Educação aplica as provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo – Paebes Allfa - para os alunos das turmas de alfabetização (1º, 2º e 3º ano), que envolve 25.698 estudantes. Já 107.675 alunos de 4ª série / 5º ano à 8ª série / 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 3º ano do Ensino Médio, fizeram as provas do Paebes na quarta-feira (27).
Na Escola Estadual Professor Renato Pacheco, em Vitória, cerca de 700 alunos do Ensino Médio fizeram as provas nos turnos matutino, vespertino e noturno nesta quarta (27). A avaliação contou com questões de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.
“Acho muito importante fazer essa prova, pois é como se fosse uma pesquisa para ver como os alunos estão e, a partir desses dados, saber onde o Governo precisa investir”, afirmou a estudante do 1º ano, Marina Viana Rezende. Ela destacou ainda as questões de Língua Portuguesa da prova. “A prova em geral não estava difícil. Achei as questões de Português muito interessante. Essa foi a parte em que eu me saí melhor”, comentou a aluna.
Marina Viana Rezende |
O aluno Alan Lima, também do 1º ano, afirmou que o Paebes é uma das chances de ter uma escola cada vez melhor. “É importante avaliar o ensino da escola para que ele possa melhorar cada vez mais. A prova estava fácil e acho que vou ter uma boa nota”, comentou. O aluno Thiago Barbosa também comentou o seu desempenho na prova. “Para mim a prova não estava tão fácil e nem tão difícil. Estava normal e de acordo com os conteúdos que nós estudamos. Uma avaliação como esta é muito importante para identificar as nossas dificuldades e fazer com que tenhamos uma escola cada vez melhor”, destacou.
Alan Lima | Thiago Barbosa |
Além dos alunos, os professores e diretores também participam do Paebes, respondendo a questionários que informam sobre perfil, prática docente e mecanismos de gestão.
Paebes
O Paebes foi instituído pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em 2004 com o objetivo de avaliar o sistema de ensino de modo permanente e contínuo. Também visa a diagnosticar o desempenho dos alunos em diferentes níveis de escolaridade e áreas do conhecimento, além de subsidiar a implementação, a reformulação e o monitoramento de políticas educacionais.
Os resultados das avaliações são repassados às escolas para que suas equipes revejam projetos pedagógicos e possam definir mais claramente metas de aprendizagem e objetivos do ensino.
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Texto: Elton Lyrio Morati