27/05/2017 13h37 - Atualizado em 27/05/2017 14h31

Mais de 260 profissionais participam do III Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas de Trauma no Trânsito

Foto: Fred Loureiro/Secom-ES

Quem passou pela Avenida Dante Micheline, em Vitória, na manhã deste sábado (27), se deparou com pessoas gritando, carros e motos amassados e atravessados no meio da pista, vítimas presas às ferragens, via interditada, ambulâncias e resgate de feridos. Esse foi o cenário do III Simulado Nacional de Atendimento a Múltiplas Vítimas de Trauma no Trânsito, organizado pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões do ES. O treinamento, que faz parte da programação do “Maio Amarelo” no Estado, teve início às 9h20, durou aproximadamente uma hora e envolveu várias equipes de resgate.

Ao todo, foram mais de 260 profissionais envolvidos diretamente, simulando uma situação real de resgate a vários tipos de vítimas de uma colisão envolvendo dois carros, duas motocicletas e atropelamento de pedestres transeuntes do calçadão. Todo o atendimento seguiu o protocolo de acidentes reais. O Treinamento de Atendimento a Múltiplas Vítimas de Trauma tem como objetivo principal observar o atendimento prestado pelas equipes de resgate às vitimas de acidentes, aferir o tempo de resposta e certificar se as equipes têm realizado um trabalho integrado de qualidade.

A ação teve a participação do SAMU 192; do Corpo de Bombeiros; da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA/ES); do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES); da Rodosol; da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES); do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer); da Guarda Municipal de Trânsito de Vitória; de profissionais do Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma; do Programa Vida no Trânsito em Vitória; e de alunos de medicina da Emescam, da Multivix, da UVV e da Ufes. Todas as partes trabalharam em conjunto, mostrando à comunidade como é realizado o processo durante o atendimento de uma ocorrência.

Além disso, o simulado buscou impactar os cidadãos e fazer com que as pessoas reflitam sobre a importância de obedecer às leis de trânsito e adotar comportamentos seguros seja na direção de veículos ou como pedestres e ciclistas, e, assim, contribuir para um trânsito mais humanizado e seguro para todos.

Na ocasião, a equipe de educação de trânsito do Detran|ES e a equipe do Programa Vida no Trânsito em Vitória fizeram um trabalho de conscientização com o público presente, juntamente com alunos da Liga Acadêmica de Cirurgia do ES – LACIES e profissionais do Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma, que realizaram abordagens educativas alertando sobre o Diagnóstico de Acidentalidade no Trânsito da capital.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária na esteira da determinação da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, o Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Ações do Maio Amarelo são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 26 países nos cinco continentes.

Neste ano de 2017, o Maio Amarelo tem como tema #Minhaescolhafazadiferença, que visa alertar que no trânsito todos têm de estar muito atentos para a escolha certa, já que estudos indicam que as causas de 90% dos acidentes no país estão ligadas a falhas humanas (imperícia, imprudência, entre outras).

Confira aqui todas as fotos.

Fotos: Pedro Dutra/Secom-ES

Fotos Drone: Fred Loureiro/Secom-ES