06/04/2018 23h13

Mais de 500 pessoas participam de evento de boas-vindas do OportunidadES na Serra

Foto: Fred Loureiro/Secom-ES

Para fechar a semana com chave de ouro, o projeto OportunidadES realizou a aula inaugural dos cursos ofertados para todos os moradores da Serra nesta sexta-feira (06). Ao todo, 2.801 pessoas se inscreveram nos 18 cursos de qualificação profissional disponibilizados gratuitamente pelo projeto.

Essa foi a segunda oferta do OportunidadES que contemplou todos os moradores da Serra. Desta vez, 500 vagas foram oferecidas.

O governador Paulo Hartung prestigiou o evento e comentou sobre o desenvolvimento da educação profissional no Espírito Santo. “Vamos dar continuidade a todos esses projetos de qualificação profissional capixaba. Projetos que se desenvolveram de forma exemplar, como o OportunidadES, vem mudando a vida de vários cidadãos, com qualificação gratuita e de qualidade, que capacita o aluno para atuar no mundo do trabalho. Também temos o Nossa Bolsa, que abre espaço para os nossos jovens poderem fazer curso superior, e as bolsas de estudo de Mestrado, Doutorado e Iniciação Científica na rede pública estadual, entre outros. São muitos os nossos programas de educação profissional com foco na educação da população capixaba”.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Vandinho Leite, também participou da cerimônia e falou sobre a finalidade do projeto. “O objetivo é gerar renda e contribuir com um futuro melhor para os cidadãos capixabas. O OportunidadES é isso: dar à população a possibilidade de ter uma nova profissão de forma totalmente gratuita, para que a crise econômica possa ser driblada com mais facilidade”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

Alunos

Entre as mais de 500 pessoas que participaram do evento, estava uma família que iniciou hoje, o segundo curso no projeto. José Eustáquio Raimundo Marques, de 64 anos, começou o curso de inglês intermediário junto da esposa e filho. “No início do ano fiz o curso de inglês básico e agora comecei o intermediário. Sou aposentado e quero levar, junto com a minha mulher, minha neta de 12 anos na Disney, por isso já estamos nos preparando com antecedência. Queremos chegar lá falando fluente. Na próxima oferta de cursos vamos fazer o avançado”, contou o aposentado.

O filho do casal, Fernando de Assis Marques, de 30 anos, vai fazer o mesmo curso que os pais e contou que a esposa também será aluna pela segunda vez do OportunidadES. “Minha mulher fez o curso de decoração de festas ano passado e agora vai fazer de confeitaria básica. Ela trabalha como decorada já faz tempo, mas começou a ter mais clientes depois de fazer o curso. Agora quer fazer de confeitaria para ter mais uma especialização”, explicou o jovem.

As aulas acontecerão três vezes por semana em três locais: EEEFM Profª. Hilda Miranda Nascimento, Igreja Batista Betel e Igreja Betesda em Células. Todas no bairro Porto Canoa. Os cursos possuem carga horária de 40 horas e os certificados de conclusão de curso serão emitidos pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.

O projeto OportunidadES é desenvolvido pelo governo do Estado – por meio da Secti – e já ofereceu mais de 63 mil vagas só em 2018, em cursos presenciais, a distância e semipresenciais. Ao todo, 44 bairros da Grande Vitória já foram contemplados com os cursos presenciais.

*Atendimento à população:*
Telefones: (27) 3636-1800 / 3636-1808
oportunidades.secti@gmail.com
secretariaoportunidades@gmail.com

Informações à Imprensa:
*Assessoria de comunicação da Secti*
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1822 / 3636-1819
samantha.goncalves@secti.es.gov.br
comunicacao@secti.es.gov.br

*Texto*
Samantha Nepomuceno

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard