16/10/2010 12h16 - Atualizado em 21/01/2019 12h16

Mais de 700 internos participam do VI Concurso Literário

Com base no tema “Ler e escrever, para quê?”, detentos de 15 unidades prisionais usaram a criatividade para construir textos e concorrer aos prêmios do concurso. Estão envolvidos mais de 700 internos do sistema penitenciário do Espírito Santo estão participando do VI Concurso Literário realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Um dos obejtivos do concurso é desenvolver talentos ainda não descobertos.

As narrativas que entraram na disputa foram produzidas pelos alunos do programa do Núcleo Educacional da Diretoria de Ressocialização do Sistema Penal (Diresp). São três categorias: 1ª à 4ª série, com textos de até 15 linhas; 5ª à 8ª série, textos de até 30 linhas; e Ensino Médio, também com limite de 30 linhas. Todas as categorias terão premiações para os primeiros, segundos e terceiros colocados.

Para a coordenadora do Núcleo Educacional, Regiane Kieper do Nascimento, o evento é gratificante. “É um trabalho emocionante, que vem crescendo a cada ano nas unidades prisionais. Nosso objetivo com o concurso é desenvolver os talentos ainda não descobertos e promover a expressão dos sentimentos por meio da escrita”, relata Regiane.

Neste ano, o evento conta com a parceria das Secretarias de Estado da Educação (Sedu) e da Cultura (Secult), da Prefeitura de Vitória, da Biblioteca Municipal de Vitória e da Academia Espírito-Santense de Letras Masculina e Feminina. A cerimônia de premiação dos vencedores será realizada no dia 03 de dezembro, no Edifício Fábio Ruschi, Centro de Vitória.

Assessoria de Comunicação – Sejus
Rafael Porto