23/11/2023 09h51

Mais instituições assinam o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

Em uma importante ação para melhorar os índices na imunização capixaba, a Secretaria da Saúde (Sesa) promoveu uma nova rodada de assinaturas do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, em reunião ocorrida nessa terça-feira (21), no auditório do Programa Estadual de Imunização (PEI), em Bento Ferreira, Vitória.

O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal é uma ação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por iniciativa da Comissão da Saúde, para conscientizar e fortalecer a importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI) para a prevenção de doenças, visando à retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional. O Espírito Santo assinou Pacto Nacional pela Consciência Vacinal em solenidade realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, em agosto.

O Estado conta com o incentivo de instituições públicas e privadas para o apoio ao Pacto, e que ressaltam a importância e o compromisso com a conscientização sobre a importância da vacinação. Participaram do evento representantes do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCES), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB/ES), Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo (Sinepe), Comissão Distrital do Rotary Club, entre outros.

Em sua fala na abertura do evento, o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, destacou o empenho do Governo do Estado em ampliar as coberturas vacinais. “Hoje as fake news se tornaram um problema para a saúde pública. Juntos estamos num esforço de promover saúde por meio de  informações  verdadeiras e queremos trabalhar isso nas escolas. Nossa tarefa é esclarecer para trazer efetividade à imunização”, afirmou.

Para o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, a pandemia da Covid-19 agravou o quadro de queda vacinal em todo País. “Com a iniciativa do pacto, queremos unir forças para que cada ente envolvido colabore na conscientização e promoção da vacinação”, disse.

O relator do processo de fiscalização sobre a vacinação da Covid-19 no Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Domingos Taufner, ressaltou a oferta de vacinas. “Muitas vezes, a dificuldade é o poder público oferecer o serviço. Mas no caso da vacinação, felizmente, o poder público avançou, e consegue atender satisfatoriamente, mas enfrenta o desafio de conseguir adesão.  Precisamos acabar com as desconfianças. É um desafio que temos, comunicar melhor para reverter esse quadro. E no que for possível, o Tribunal de Contas vai estar atuando nesse processo”, pontuou.

Apresentação

Durante o evento, a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, destacou os números de coberturas das 17 vacinas constantes no calendário estadual, mostrando os desafios para cobertura e tendência de melhora nos índices.  As coberturas são referentes às doses de rotina de crianças menores de dois anos de idade e com meta de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde. Os imunizantes de BCG e Rotavírus têm cobertura preconizada de 90%, os demais apresentam cobertura preconizada de 95%.

Danielle Grillo salientou o constante trabalho da Sesa nas capacitações das equipes municipais e de toda rede de saúde. Uma delas, foi realizada nesta terça-feira, sobre Atualização – indicações de vacinas especiais e fluxo de solicitação do Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Durante o evento, assinaram o Termo de Adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal: Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES), Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo (Sinepe) e Comissão Distrital do Rotary Club.

Confira a apresentação feita pelo PEI aqui Download .

Confira fotos do evento aqui

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do TCEES

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida