02/03/2017 16h27 - Atualizado em 04/03/2017 10h00

Mapa Cultural do Espírito Santo será lançado na terça-feira (07)

Foto: Fred Loureiro/Secom-ES

As atrações culturais do Espírito Santo estarão ao alcance de um clique a partir do mês de março. Já utilizado em vários estados, o Mapa Cultural é uma plataforma digital livre, gratuita e colaborativa que informa e apresenta o cenário cultural e artístico local, onde qualquer pessoa cadastrada pode ser um agente cultural divulgando seus eventos, espaços ou projetos. Produzido em parceria com o Ministério da Cultura (Minc) e o Instituto TIM, o sistema chega ao Estado e já tem data de lançamento: na terça-feira (07) – junto ao II Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura – no Palácio Anchieta, a partir das 9 horas. A entrada é franca.

O Mapa Cultural ES permitirá a visualização das agendas culturais das cidades, – por meio da colaboração de qualquer pessoa cadastrada – ampliando o acesso para o público em geral. A partir deste cadastro, fica mais simples participar dos editais e programas da Secretaria e de outras instituições.

II Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura

O Encontro – organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Ministério da Cultura (Minc) e o Instituto TIM – tem como objetivo o incentivo à criação e fortalecimento dos sistemas municipais de cultura, além de ser um momento de integração dos novos secretários e dirigentes municipais.

Durante o encontro, haverá a apresentação e troca de experiências entre os novos gestores municipais e a Secult, assim como a discussão sobre a regulamentação do Repasse Fundo a Fundo pela Diretora do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura (Minc), Cláudia Cabral. Este repasse é uma política de incentivo direto que tem como objetivo desburocratizar a execução e a cooperação técnica e financeira entre Governo Federal, estados e municípios.

De acordo com secretário da Secult, João Gualberto Vasconcellos, o encontro será importante para o avanço das políticas públicas de cultura, por reunir agentes das esferas municipal, estadual e federal “O encontro tende a qualificar o debate sobre o papel da cultura no desenvolvimento sustentável entre o Estado e os  municípios. É necessário que exista o dialogo entre os novos gestores  e a Secult, sempre de um forma compartilhada”, destacou João Gualberto.

Lançamento do Mapa Cultural ES e II Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura

Data: terça-feira (07)

Horário: das 9 às 16 horas

Local: Auditório do Palácio Anchieta.

Programação: